O Grupo de Estudos Territoriais e Atividade Pesqueira (Getap) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus de Piúma, no sul do Estado, deu início à pesquisa “Destinos da Fé – Inventário do Turismo Religioso no Espírito Santo”. Os pesquisadores buscam fazer o mapeamento dos eventos religiosos do Estado para que, no prazo de três anos, seja publicado um catálogo nos formatos digital e impresso para divulgação do turismo dessa área.
As matrizes religiosas que serão pesquisadas são as afro-brasileira, cristã católica, cristã protestante, oriental (budismo, xintoísmo e taoísmo), esotérica e espiritualista (kardecista). O levantamento teve início com a divulgação do formulário sobre religiões afro brasileiras, que ficará à disposição até junho. Na sequência, virão as matrizes cristã protestante, cristã católica, oriental, esotérica e espiritualista.
O professor de Filosofia e responsável pela pesquisa, Clinger Cleir Silva Bernardes, explica que a escolha desses grupos foi com base no que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta como manifestações religiosas existentes no Espírito Santo.
Além da elaboração e divulgação dos questionários, o Getap irá contatar gestores municipais de Turismo, Cultura e Educação e fazer um levantamento documental. “No Espírito Santo existem muitos destinos turísticos desenvolvidos, como os de montanha e praia e sol. O turismo religioso, no entanto, precisa ser mais desenvolvido e conhecido”, destaca Clinger. Ele aponta que “a diversidade religiosa é uma marca do Espírito Santo”, tendo como uma de suas razões a mistura de povos, tanto os que vieram do exterior, como italianos e alemães, quanto os oriundos de outros estados, como a Bahia.
O estudo também tem como proposta permitir aos Guias de Turismo vivenciar a análise da infraestrutura de hospedagem e de serviços de alimentação e lazer dos destinos turísticos do turismo religioso no Espírito Santo. Outro objetivo é contribuir para a elaboração de políticas públicas para o setor, ancorada em dados oficiais e na relação com gestores municipais do Turismo.
“Destinos da Fé – Inventário do Turismo Religioso no Espírito Santo” é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, formada, ainda, por docentes das áreas de Geografia, Antropologia e Turismo. Também fazem parte do grupo dois bolsistas do curso de Aquicultura. Clinger explica que não foi possível incluir estudantes de Turismo, pois o curso tem duração de um ano e a pesquisa começou no fim de 2023, portanto, quando os alunos já estavam em fase de conclusão do curso.