Pensando naquelas pessoas que apreciam o céu e curtem astronomia, o Planetário de Vitória propõe uma programação diferenciada para todas as idades no mês de janeiro. E tudo foi idealizado com a finalidade de unir o lúdico, o prazer e o conhecimento científico. Assim, durante todo o mês de janeiro, o Planetário de Vitória vai oferecer oficinas, teatro de sombras, sessões planetárias, uso do telescópio, reconhecimento do céu, do sistema solar e do planeta Terra.
Além de oferecer acessibilidade para todas as idades, o espaço tem condições de receber também visitantes deficientes visuais. Entre a primeira e a segunda semana de janeiro a programação funciona de segunda a sábado, sempre pela tarde. As atividades incluem oficinas diversas como a de Astrogravura, Cometinha, Liga os pontos, Corrida espacial, entre outras. As atividades ainda abrangem o Teatro de Sombras de Monteiro Lobato; Reconhecimento do Céu Indígena; A Lua Universo na Mente das Crianças; e a visita ao Manguezal, na famosa caixa d’água da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A partir da terceira semana de janeiro as atividades mudam um pouco, mas continuam sendo mantidas sempre à tarde e à noite. A programação irá abranger manipulação de telescópio; aulas de conhecimento sobre a Terra e a Lua, além do sistema solar; exposição de temas como “Meteoros: Uma Ameaça?!”; e o “Céu do ano de 1500 e suas diferenças em relação à atualidade”. As oficinas continuam e incluem a de Móbile do Sistema Solar; Quebra-cabeças; Sistema Solar de Bolso; Açãonomia; entre outras.
Serviço
As atividades do Planetário possuem horários específicos que podem ser conferidos aqui. O Planetário de Vitória está localizado dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Av. Fernando Ferrari, 514,Goiabeiras, Vitória. Entrada livre.