Não é certa ainda a data em que o Mercado São Sebastião (foto à esq.), em Jucutuquara, será reaberto. A proposta da Prefeitura de Vitória é que no dia 4 de novembro, às 14h, em uma visita técnica aberta ao local, a Secretaria Municipal de Turismo Trabalho e Renda anuncie a artistas e comunidade local uma data para novas reformas no local e reabertura do Mercado – já que havia uma proposta da prefeitura de que o espaço fosse reaberto no segundo semestre de 2015.
As reuniões foram realizadas nas últimas quarta (14) e sexta-feira (16), com o Secretário Municipal de Turismo Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, e representantes do Sindicato dos Músicos; Sindicato dos Artistas em Espetáculos e Diversões; Sindicato dos Artistas Plásticos; a Ordem dos Músicos do Espírito Santo; o Sindbares; o Conselho Municipal de Cultura; e a Convention & Vistors Bureau. E, especificamente na última reunião, foi anunciada a visita técnica de novembro.
Desde o início de 2013 o Mercado São Sebastião parou suas atividades como Centro de Referência do Artesanato Capixaba. O local havia passado por uma reforma completa em 2010, que não conteve as infiltrações na estrutura do prédio. Em 2013, o Mercado fechou as portas novamente e, desde então, está com as atividades suspensas. A projeto dessa atual reabertura é de que o Mercado São Sebastião não reabra unicamente como espaço para venda de artesanatos e realização de shows, mas como uma espécie de centro cultural que concentrará gastronomia, arte, shows e outras atividades artísticas gratuitas ao público.
Ainda na reunião de sexta, artistas propuseram um convênio entre instituições privadas e prefeitura para que as atividades do equipamento público sejam levadas – o que, de acordo com a Secretária Municipal de Turismo, Trabalho e Renda, será acatado.
Serviço
A visita técnica no prédio do Mercado São Sebastião, onde será anunciada a data de novas reformas no espaço e reabertura do local, será realizada no dia 4 de novembro, às 14h. O Mercado São Sebastião fica na avenida Paulino Muller, em Jucutuquara, Vitória. A participação na visita é aberta.