A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) e a Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Lieges), além de representantes das escolas de samba Unidos do Jucutuquara, Unidos da Piedade, Novo Império, Andaraí e Pega no Samba, assinaram na tarde desta sexta-feira (22), um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), regularizando os horários de tolerância para que as escolas de samba possam realizar ensaios para o Carnaval Capixaba de 2018.
Segundo o termo assinado, o horário permitido para ensaios das escolas de samba será até às 23h45 para todas as escolas. As escolas que não cumprirem o acordo assinado, serão advertidas e poderão ser multadas.
O termo é resultado de várias reuniões envolvendo os membros das diretorias das escolas de samba, da Lieges e das comunidades do entorno onde estão localizadas as escolas. E foi necessário pois algumas escolas estavam sendo multadas em altos valores por denúncias feitas ao Disque Silêncio.
O termo abrange os ensaios realizados nas quadras das escolas e também os eventos que são realizados pela Liga no Mercado São Sebastião
O termo assinado tem a vigência até a realização do Carnaval de 2019, encerrando a sua validade um mês após a realização do desfile.