segunda-feira, novembro 18, 2024
25.5 C
Vitória
segunda-feira, novembro 18, 2024
segunda-feira, novembro 18, 2024

Leia Também:

Prego ??? Espaço de Arte ocupa novo espaço no Centro de Vila Velha

 
Foram dois anos instalados em uma pequena loja na rua Maria Amália, em Olaria, Vila Velha. Os integrantes foram aumentando, os trabalhos que começaram com a Revista Prego foram expandindo para novas alas artísticas como serigrafia, gravura, exposições e lançamentos de livros, até que o espaço não era mais suficiente para a demanda cultural de seus artistas e, assim, a Prego – Espaço de Arte acaba de ocupar um novo ambiente no coração de Vila Velha, na avenida Luciano das Neves. 
 
O espaço, além de ser maior, já chama atenção pelo sua fachada que destaca a arte de Anderson Moska, convidado de Alex Vieira, idealizador da Revista Prego. “Por ser um espaço de arte, estruturamos nosso novo ambiente destacando trabalhos artísticos. Já que a trabalhamos com quadrinhos, camisetas, gravuras…tudo tem imagem e criação de arte e acaba compondo o próprio ambiente. E já que é a primeira vez que temos uma fachada, pensamos em fazer dela um grande mural de arte. Para isso, convidamos o Moska para pintar e grafitar o local, foi um trabalho livre em quem ele pôde se expressar livremente”, detalha Alex. 
 
Hoje a Prego – Espaço de Arte conta com quatro integrantes que concentram diversas manifestações artísticas em um único espaço. Como produtores dessas artes, é importante terem um lugar que agrupe tudo e dê espaço para produzir e ter contato público. No antigo local, eles só dispunham de uma loja. Nessa nova estrutura eles contam com mais espaço e novos ambientes. Além de um loja que  comercializa os materiais produzidos pelos integrantes do grupo, eles ainda estruturaram um estúdio separado em duas alas.  A primeira delas é o estúdio de criação em que eles desenvolvem os trabalhos gráficos, e a outra um estúdio de tatuagem, com Diguila Fernandes, um artista de Vila Velha, à frente do trabalho.
 
“Estar no Centro de Vila Velha é atrair o olhar de um público maior sim, mas nossa mudança foi muito a favor de ter uma espaço amplo e mais estruturado, com boa iluminação e ambientes que nos atendessem nas diversas produções artísticas. Hoje a Prego já tem um público frequentador, o que nos deixa mais seguro em saber que as pessoas nos acompanharão onde formos, mas claro que o olhar de um novo público é sempre positivo. Nessa semana em que já estamos no novo espaço, colocando as coisas no lugar, sempre aparece alguém para comprar materiais ou conhecer o local”, explica Alex.
 
Para apresentar formalmente o local ao público, a Prego organizou uma inauguração nesta quarta-feira (10), às 19h, no novo local. A noite contará com música, venda de cervejas artesanais e de camisas exclusivas com arte (foto à esq.) também de Anderson Moska – vendidas pelo preço de R$ 50,00 –, além de dar abertura para que o público explore e conheça o ambiente. 
 
 
 
Futuros projetos – oficinas
 
Além da Prego manter suas atividades em andamento, eles aproveitarão o novo espaço para colocar em prática  uma ideia antiga que não era plicada devido ao espaço reduzido, como conta Alex. “Estamos planejando para abril um compilado de oficinas oferecidas ao público. Por enquanto os eixos temáticos que estamos estruturando é a serigrafia; a caligrafia artística; e técnicas de fotografia artesanal. Nossa ideia é movimentar o nosso novo ambiente com essas atividades aos finais de semana. Serão oficinas pagas para turmas pequenas, com o objetivo de trabalhar bem com cada uma delas”. 
 
Serviço
 
A inauguração do novo ambiente da Prego – Espaço de Arte será realizada nesta quarta-feira (10), às 19h, na avenida Luciano das Neves, 247, Vila Velha (em frente ao colégio São José). A participação é livre. 

Mais Lidas