Uma das novidades do Festival de Cinema de Vitória deste ano é a inclusão de duas novas mostras, a primeira delas é a Mostra Mulheres no cinema – que é responsável por fazer com que 20% das produções inscritas sejam dirigidas por mulheres. A segunda delas é a Mostra Cinema e Negritude, com realização na próxima sexta-feira (18). Em sua 23° edição, o Festival já começou com programação dividida entre o Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, e o Cine Metrópolis, em Goiabeira, e segue até o próximo sábado (19), com entrada livre.
Em mês oficial da Consciência Negra, o Festival destaca a Mostra Cinema e Negritude como possibilidade de despertar o público às produções que protagonizam o negro dentro das peças audiovisuais e também na produção de cada uma delas. A proposta é questionar a representação dos negros no cinema ao dar espaço para que os próprios negros mostrem como se enxergam.
A mostra tem sessão única e apresenta cinco filmes com enfoque nas questões etnorracionais; e que concorrerão ao Troféu Vitória, pelo Júri Popular. Entre os filmes escolhidos está o documentário Black out, produzido por uma leva de realizadores negros de Pernambuco, local de realização e onde a trama se passa. Na história de Black out está o Quilombo de Conceição das Crioulas, Salgueiro, no sertão Pernambucano, nele seus próprios integrantes apresentam, de forma a dar visibilidade, as lutas pelas quais se fortalecem.
As outras produções chegam de São Paulo e da Bahia, com dois filmes de cada um desses Estados: A ficção Cinzas (BA) trata das vivências cotidianas do personagem Toni. Um filme que faz críticas à realidade dos negros. Já o curta Restos retrata a vida do gari Souza, quando a cidade de Salvador sofre uma paralisação dos serviços de limpeza pública.
Vindos de São Paulo estão o já citado Black Out e outro documentário, Procura-se Irenice, de Marco Escrivão e Thiago B. Mendonça. A obra resgata as memórias de Irenice, uma atleta esquecida e apagada pela ditadura e seus vestígios de opressão.
Acompanhe o evento em rede social
Serviço
A Mostra Cinema e Negritude tem exibição na próxima sexta-feira (18), às 15h, no Theatro Carlos Gomes – avenida Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória. A entrada é livre.