Em abril foi realizada primeira edição do Circuito Ufes de leituras, um projeto que celebra os 20 anos da Editoria Ufes (Edufes). A edição adentrou no campus de São Mateus, da Universidade Federal do Espírito Santo, para conversar sobre literatura, além de apresentar escritores capixabas e suas produções. O evento nasce do convite que a Secretaria de Cultura da Ufes fez para as editoras locais, “Cousa” e “Pedregulho”; e uma de São Paulo, Patuá; além da própria Edufes – que, juntas, definem os escritores, publicados por elas, que integrarão as edições.
O intercâmbio literário agora chega a Vitória, na próxima sexta-feira (14), no campus da Ufes de Goibeiras, às 18h, em frente ao Cine Metrópolis, com programação aberta ao público. Nessa segunda edição, os escritores que apresentarão suas obras e falarão de suas atuações são Waldo Motta (foto acima – “Patuá” e Edufes), Orlando Lopes (Edufes), Sérgio Blank (“Cousa”) e Caê Guimarães (Cousa). A mediação será de Marília Carreiro, escritora e editora da Pedregulho.
A proposta do Circuito Ufes de Leituras é promover a reverberação da literatura produzida no Espírito Santo, de forma a integrar autor e público, além de autor e autor. Nesta edição, inclusive, o evento privilegia o encontro de duas gerações de poetas, Waldo Motta e Sergio Blank – que surgiram no final dos anos de 1970; e Caê Guimães e Orlando Lopes – que iniciram carreira literária no final dos anos de 1980.
O Circuito irá ainda promoverá mais edições circulando por entre os campus da Universidade e convidando não só público universitário para participar, mas toda a sociedade. A cada edição também é realizado o Sarau Selvagem dentro do evento, em que o público é convidado a declamar seus próprios escritos ou textos de escritores da sua preferência.
Os livros de cada escritor serão vendidos e também sorteados durante o evento.
Serviço
A segunda edição do “Circuito Ufes de Leituras” será realizada na próxima sexta-feira (14), às 18h, em frente ao Cine Metrópolis da Ufes, no Campus Goiabeiras – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goibeiras, Vitória. A participação é aberta a todo o público.