O Território do Bem, nome adotado pelos próprios moradores para a Poligonal 1 de Vitória, recebe a partir deste mês um novo projeto para movimentar mais a vida cultural das suas oito comunidades. É o Sextas na Laje que, através do intercâmbio entre pontos de cultura, traz uma programação diversificada que vai de orquestra de violões a congo, passando pelo teatro e literatura.
Realizado pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, o Sextas na Laje vai proporcionar a troca de experiências entre os pontos de cultura e as comunidades, com suas diferentes linguagens artísticas, além de fortalecer a ideia de que as lajes, nestas comunidades, são espaços de fazer e receber arte.
O projeto será realizado em quatro eventos que acontecerão sempre às sextas-feiras, é claro, sobre alguma laje, geralmente cedida por moradores que irão receber as atividades culturais. A primeira edição será realizada já na sexta (20), na laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação, com a participação da Orquestra de Violões do Ponto de Cultura Preservarte (foto de capa), que levará um repertório de MPB e rock.
A programação começa às 18h com som ambiente, e em seguida às 20h, acontece o show da Orquestra de Violões Preservarte. Serão duas horas de show. O evento termina às 22h. As novas edições estão marcadas para os meses de julho e agosto.
Como parte da programação do Sextas na Laje, serão realizadas também séries de oficinas para os jovens das comunidades. São cursos de decoração, fotografia, marcenaria e vídeo mapping. O objetivo é fazer com que os participantes contribuam com os eventos produzindo seus cenários, registrando e divulgando os mesmos.
O Sextas na Laje tem origem no Projeto Nós Amamos Laje que já é desenvolvido no Território do Bem desde 2013. Ele é mais um incremento às ações de cultura que já vem sendo realizadas nestas comunidades e a possibilidade de trazer novos atores para esse modelo de ocupação de espaços públicos com programação cultural gratuita.
Lendo em Qualquer Lugar
O projeto irá promover também uma ação na área da literatura, o Lendo em Qualquer Lugar. A atividade é um conjunto de ações que buscam promover a leitura e a produção literária. Uma biblioteca itinerante circula pelas comunidades do Território do Bem e mobiliza especialmente crianças e adolescentes. Ela é instalada em praças públicas, escolas e espaços coletivos em diferente locais no território.
A biblioteca transforma-se em um ambiente lúdico de leitura, com esteiras, almofadas, caixotes coloridos cheios de livros, que enfatizam a interação e a criatividade. Cada edição leva contadores de história e programações culturais complementares.
Serviço
O projeto Sextas na Laje será realizado na sexta (20), a partir das 18h, na laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação, em Vitória. Participação livre.