A Prefeitura de Vila Velha exibe nesta sexta-feira (28), das 14h às 16h, o filme Outras Vozes – um outro olhar sobre o autismo. A ação faz parte do projeto Autismo no Cinema, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social , em parceria com o Instituto PIPA. Essa será a segunda edição do evento, que teve estreia em julho desse ano com a sessão do filme Temple Grandin, de 1947, que apresenta a história de uma mulher com autismo.
O projeto Autismo no Cinema é direcionado a professores, pais e qualquer pessoa que tenha alguma relação com quem tem autismo, ou até mesmo para quem queira se informar mais sobre o assunto, já que o autismo costuma ser um tipo de síndrome com sintomas que pouca gente conhece ou saber lidar.
A ideia é difundir o assunto de forma simples, por meio de exibição de filmes ligados à temática, que serão seguidas de discussões com os participantes, como num cineclube mesmo. A proposta dos organizadores é conseguir realizar as sessões ao menos uma vez no mês até o fim do ano.
Para participar da sessão dessa sexta é preciso fazer uma simples inscrição prévia e gratuita ligando para 3389-9981 – é importante alertar que, de acordo com a Secretaria de Assistência Social, não será possível assistir à sessão sem ter feito inscrição prévia.
A cada edição do projeto, as exibições serão realizadas em locais diferentes, dependendo da disponibilidade dos espaços. Nessa sexta o projeto será feito no Centro de Capacitação e Complementação, conhecido como Titanic, que fica na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.
O filme
A peça audiovisual Outras Vozes – um outro olhar sobre o autismo é um documentário sobre o autismo a partir do testemunho de jovens como Albert, de 21 anos, diagnosticado com Síndrome de Asperger – uma síndrome que durante muito tempo foi apresentada como uma condição um pouco diferente do autismo, mas que atualmente é classificada como transtorno do espectro do autismo.
No filme são apresentadas outras perspectivas sobre o autismo e como ele pode levar o ser humano a ter outra maneira muito particular de estar no mundo, mas com total condição de sobreviver nele. O objetivo da exibição é proporcionar um espaço de respeito e dignidade para o autista, abordando a questão de civilização e dos direitos humanos.
Serviço
A sessão do projeto Autismo no Cinema, com exibição do filme Outras Vozes – um outro olhar sobre o autismo, será realizada nessa sexta-feira (28), das 14h às 16h, no Centro de Capacitação e Complementação (Titanic) – Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha. Para participar é preciso realizar inscrição prévia por meio do telefone 3389-9981.