Devido ao grande sucesso de público, a exposição Constelações, de Hilal Sami Hilal, instalada no Palácio Anchieta, Centro de Vitória, foi prorrogada até o dia 10 de janeiro de 2017. Entretanto, até quarta-feira (9) a exposição mantém-se fechada para manutenção, reabrindo na quinta-feira (10).
Nestes três meses em que a exposição está aberta ao público, aproximadamente 21 mil pessoas conheceram a obra, que conta com três grandiosas instalações, que se unem a um objeto-livro. Uma verdadeira experiência poética, que leva a reflexões sobre identidade, a memória e o afeto.
Para o meu amor passar é a instalação que recebe os visitantes e os conduz ao universo poético do artista. Inspirada na cantiga popular, a instalação Se essa rua fosse minha ocupa uma área de 250 metros quadrados, com 40 mil “pedrinhas de brilhante” incrustadas em oito mil ladrilhos cinza chumbo. A obra, que não tem um percurso definido, evoca lembranças e inquietações subjetivas.
Antes de chegar à obra-título, a exposição tem dois outros trabalhos monumentais, que fazem parte da série Deslocamentos. O primeiro é uma “piscina” (foto ao lado) com 5,6 metros de diâmetro. Na água, papel macerado, glicerina e pigmento, flutuando como um grande mundo cuja forma constitui uma paisagem real em movimento. Um objeto-livro é o trabalho seguinte, que também produz sua própria direção: numa inclinação de 30 graus, pranchas imensas de papel artesanal que se prolongam por todo o espaço do local.
Esse percurso leva à obra Constelações, que dá nome à mostra. Ela é uma obra coletiva, com a participação de 2.500 jovens alunos de escolas públicas da Grande Vitória, que marcaram no trabalho dez mil nomes de pessoas que apresentam relação afetiva em suas vidas. Produzida em papel artesanal colorido sobre tecido transparente, as caligrafias são refletidas por espelhos em toda a extensão do teto.
Serviço
A exposição Constelações, de Hilal Sami Hilal, reabre na quinta-feira (10) e segue aberta ao público até 10 de janeiro de 2017, no Palácio Anchieta – Praça João Clímaco, 142, Centro de Vitória. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h; e sábado, domingo e feriados, das 9h às 16h. A entrada é franca.