Coluna CulturArte: 10 anos de Mostra Foco Capixaba, festivais de teatro online e oficina ensina renda de bilro
Carioca radicado no Espírito Santo, o sambista Tunico da Vila continua lançando novas canções, investindo em parcerias com músicos locais e nacionais, e no diálogo com outros ritmos. O próximo single foi gravado junto com o rapper mineiro Djonga, um dos grandes destaques da cena atual. Além dele, também participa a rapper capixaba Mary Jane, integrante do grupo Melanina MCs. O título é Fogo no Racista e será lançado em agosto pela Sony Music, nos diversos aplicativos de música. A canção promete retratar o clamor dos recentes protestos que vêm acontecendo no Brasil, denunciando o descaso do governo federal com a pandemia e o genocídio do povo negro. O videoclipe é gravado nas ruínas de Queimado, na Serra, marco da resistência contra a escravidão no Espírito Santo. Promete, hein?
CINEMA
Quilombos capixabas na tela
Seminário debate filmes feitos no Espírito Santo
POLÍTICA
Publicidade em eventos culturais
CALENDÁRIO
O que você vai fazer no dia 25 de julho?
A gente tem saudades das aglomerações, mas enquanto ainda não dá, tem muita programação bacana por vir para curtir de casa. No dia 25 de julho, às 19h, tem apresentação online do espetáculo Mulher na Pele que Sou, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Será pelo YouTube.
No mesmo dia, às 16h, o guitarrista e compositor Jura Fernandes apresenta o show “Guitarra Canta Congo”, uma apresentação instrumental que une a percussão ancestral com guitarra, baixo e outros instrumentos modernos. Será no canal do próprio Jura.
Festival Luzes da Ribalta
Espetáculo movimenta cena cultural de Marataízes
Estreia em breve o espetáculo teatral A Última Chave, idealizado e produzido por Zé Peixoto. A obra vem sendo preparada em Marataízes, no litoral sul do Espírito Santo, ajudando a aquecer a cena local, com envolvimento de cerca de 70 pessoas direta ou indiretamente na produção, que inclui também a realização de oficinas gratuitas de capacitação em Artes Cênicas e em Audiovisual. De 16 a 18 de julho, serão feitas gravações da obra para televisão. E de 22 a 25, será encenada a montagem teatral, que vai realizar turnê por Vitória, Guaçuí e outros municípios capixabas.
OPORTUNIDADES
Festival convoca artistas LGBTQIA+
Curso ensina confecção de Renda de Bilro
O grupo Barra de Renda, da Barra do Jucu, Vila Velha, está com inscrições abertas até 20 de julho para participação em oficinas online que ensinam sobre a renda de bilro. São 25 aulas online e gratuitas pelas redes do projeto, trazendo desde o histórico do grupo até a confecção artesanal dos instrumentos, tipos de rendas e dicas sobre o ofício. As aulas começam no dia 23 de julho. Mais informações aqui.