Organizado pelo coletivo capixaba Literatura MarginalES, o Sarau Quebrando o Silêncio chega a sua nona edição. Desde a primeira realização do evento circula pela capital como forma de dialogar com o público que não tem acesso de forma tão direta à cultura. Em Vitória, eles já passaram por locais como o Centro Histórico; o Centro de Referência da Juventude (CRJ); o Bairro da Penha; o Bairro Santa Marta; e até o município de Cariacica.
A proposta do sarau, além de divulgar a literatura produzida por artistas locais que não encontram espaço no mercado editorial, também é gerar abertura para as diversas artes e grupos produtores marginalizados de diferentes manifestações culturais e concepções de mundo. A nona edição será realizada na próxima quarta-feira (14), a partir das 19h, no Parque Moscoso, em Vitória. A participação é aberta ao público.
Quem frequenta as edições do sarau sabe bem da diversidade de atividades promovidas e articuladas com outros artistas, como o Varal Poético (onde artistas expõem seus textos); lançamento de zines e livros; conversas com escritores; microfone aberto para a declamação de poesias, contos e crônicas: shows e apresentações artísticas; rodeio poético; e venda de trabalhos autorais.
O Coletivo Literatura MarginalES foi criado em 2012, como uma página de rede social para a divulgação de textos autorais de poucos envolvidos. Com o tempo, a proposta – inspirada na poesia marginal dos anos de 1970 e 1990 – foi tomando forma, se estruturando e integrando novos interessados. Atualmente, o coletivo mantém intensa atividade nas redes sociais e também e produz eventos literários durante todo o ano.
Serviço
O 9° Sarau Quebrando o Silêncio, organizado pelo coletivo Literatura MarginalES, será realizado na próxima quarta-feira (14), a partir das 19h, no Parque Moscoso – Av. República, s/n, Vitória. A participação é aberta ao público.