O skate como instrumento de esporte, nem sempre é só visto dessa forma, seu uso pode variar e chegar até nos museus de arte. Esse é o caso da mostra Fricción, que tem realização na próxima quarta-feira (14), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas, Centro de Vitória. A mostra integra a programação do Festival Latinta, que seguirá até o dia 21 deste mês com atividades que envolvem artistas intercambistas e locais. Entra as ações estão rodas de conversa, pinturas de murais e 'skate-papo'.
No trabalho, 68 objetos serão expostos, com 59 deles produzidos por artistas estrangeiros e nove capixabas. Essa quantidade de estrangeiros se dá pelo fato de o evento ser uma iniciativa de um coletivo cultural mexicano, o coletivo Board Dripper, que deu início ao projeto no ano de 2009. A mostra é aberta ao público.
A proposta é fazer arte a partir de tábuas de skate, os chamados shapes. E por trás do objetivo artístico, ainda há uma outra causa nobre, o reaproveitamento dos materiais descartados dos skates, abandonados em galpões. O trabalho envolve recolher esse material, apropriá-lo novamente para uso e realizar novas linguagens com ele (foto acima).
De 2009 até hoje, o coletivo já produziu cerca de 300 trabalhos artísticos a partir dos shapes, feitos por artistas de países como Suécia, Argentina, Japão, Peru, Estados Unidos, Espanha, Porto Rico e o Brasil – que agora tem a oportunidade de receber os trabalhos em terras capixabas.
A abertura da mostra se propõe também a dialogar com o movimento hip hop – do qual o skate é bem ligado – a partir de shows e apresentações dos DJs Alien e Mr. Dedus, além das bandas locais de rap Conteúdo Paralelo e Melanina MC’s. O evento vai contar também com a presença de cinco artistas mexicanos responsáveis pela criação da exposição.
Acompanhe o evento em rede social
Serviço
A abertura da mostra Fricción, com shows de Conteúdo Paralelo e Melanina MC’s e os DJ’s Alien e Mr. Dedus, será realizada na quarta-feira (14), às 19h, na Casa Porto das Artes Plásticas – praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro de Vitória. A mostra vai ficar aberta até 1º de outubro, de terça a sexta, das 12h às 19h; e sábados, das 10h às 14h. A entrada é livre.