Na coluna: blocos só até as 18h; carnaval de Guarapari, Lei Rubem Braga e Festival MC
O Carnaval chegou, mas com algumas mudanças um tanto quanto preocupantes, como a restrição no horário dos blocos do Centro de Vitória, que poderão estar nas ruas somente até as 18h. Isso fez com que blocos que tradicionalmente arrastam foliões à noite, como o Esquerda Festiva e o Maluco Beleza, por exemplo, passassem a ser matutinos.
Os blocos começam neste sábado (18) e agora é aguardar para ver, mais do que isso, torcer para que de fato seja um momento de festividade e alegria. Vale lembrar que, em 2022, quando os blocos estavam proibidos de sair, para garantir que não estariam na rua, a gestão de Lorenzo Pazolini (Republicanos) fez ações de fiscalização no Centro de Vitória.
Durante a noite, houve operações da Polícia Militar (PM) com apoio da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Foi utilizado gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersão próximo das ruas Sete e Maria Saraiva, assim como nas proximidades da Praça Costa Pereira, onde acontecia o evento Subúrbio, no Terraço Rosário, local fechado.
Muitos questionamentos podem ser feitos para este ano. O que vai acontecer se os foliões extrapolarem o horário estabelecido? Haverá gás lacrimogênio e spray de pimenta de novo? Esperamos, sinceramente, que não. Na verdade, o que se espera é não restringir o horário da festa popular e assumir o compromisso de garantir a segurança do comércio, das pessoas e do patrimônio.
GUARAPARI
A programação segue a premissa do projeto de ser um movimento de causa pela cultura da cidade, pensando em oportunidades, capacitação, diversidade, sustentabilidade e muita arte. Estão previstos shows, batalha de dança, mostra, lançamento de livros, intervenção artística, entre outras atividades.