Coluna CulturArte: audioficção em podcast, Batalha das Monas, live apoia Cozinha Solidária, bolsas em cineclubismo, espaços culturais abertos
LANÇAMENTOS
“Mito é o caralho!”
Um lançamento que promete agitar a semana é do rap Mito é o caralho 2“, parceria de Jr. Conceito, Dudu News, Misharia e Zumbah, que virá ao ar com um clipe, lançado pelo Panela Audiovisual, na quarta-feira (14), às 18h. Não precisa nem dizer sobre quem a música fala, né? A direção do clipe é de Bocaum MC e Luiz Eduardo Neves, com apoio do Setor Proibido e produção musical de TGBlack Records.
A primeira cypher Mito é o caralho foi lançada em 2019 por Jr Conceito, Tio Don, Predador e Santo Clan. Ouça aqui.
Elem Narah revisita Madalena do Jucu
Grupo de Teatro lança série de audioficção em podcast
Inspirado em romances policiais, jogos de RPG e o universo dos games, o Grupo de Teatro Rerigtiba, de Anchieta, sul do Estado, lançou a audioficção Peregrinos, com direção e dramaturgia de Nieve Matos. A trama inclui perseguições, fugas, resgates e emboscadas, e gira em torno do embate entre dois grupos rivais, os Peregrinos e os Proprietários. A introdução e os primeiros episódios já estão disponíveis no Spotify. Ao longo deste mês, serão veiculados três novos episódios por semana, sempre às sextas-feiras, sábados e domingos. Uma interessante experiência sonora e dramatúrgica.
DIVERSIDADE E TERRITÓRIOS
Mulheres e LGBTQIA+ criam Batalha das Monas
Mais uma batalha de rap foi criada no Espírito Santo, mas desta vez com enfoque especial. A Batalha das Monas é exclusiva para mulheres e pessoas LGBTQIA+. A ideia é abrir espaço para que elas possam se sentir mais “confortáveis” para rimar, com intuito de fortalecer sua presença na cena. A primeira edição ocorreu dia 5 de julho, próximo à pista de skate da Praça dos Namorados, Vitória, e teve como vencedora Sayra. A próxima edição já está marcada para segunda-feira (12), às 19h, no mesmo local. Desta vez, a MC campeã terá vaga automática para a seletiva “Mar de Monstros”, do Canal do Dimas, e ganhará como prêmio uma tatuagem e ensaio fotográfico.
Cousa entrevistas escritores pelo Espírito Santo
Live de artistas apoia Cozinha Solidária em Cariacica
Festival Identidade Regência reúne atrações musicais e audiovisuais
Viana lança feira de economia criativa
Está marcado para 23 de julho, data em que o município completa 159 anos de emancipação política, o lançamento do projeto Viana CriAtiva, no entorno da Estação Ferroviária localizada em Viana Sede. Empreendedores podem se inscrever até 15 de julho para participar da feira que acontecerá até o dia 25 no local, contando com 20 barracas para expositores de arte, artesanato, design, moda, arquitetura, música, gastronomia e outros. Mais informações aqui.
Academia Cariaciquense de Letras seleciona novos membros
Estão abertas até 30 de agosto, as inscrições para ocupação de cadeiras na Academia Cariaciquense de Letras (ACL), que vai incluir membros efetivos e correspondentes (não moradores de Cariacica). Os candidatos devem reunir uma carta de motivação, currículo cultural, livros e trabalhos publicados em formato impresso ou online para a Academia Cariaciquense de Letras – A/C Marcos Bubach. O endereço é Rua Francisco de Paula Bonadiman, nº 31, Bairro: Santa Bárbara, Cariacica – ES, CEP 29.145-120.
A entrega dos documentos, assim como a tirada de dúvidas, também pode ser feita aos membros da comissão da ACL responsável pelo edital, formada por Marcos Bubach (27 99512-2130), Elaine Sohelo (27 99909-6518) e Jacques Douglas (27 98825-5346). A seleção será feita por eleição entre os membros da ACL, em votação secreta na reunião do mês de setembro.
ESPAÇOS CULTURAIS
Espaços culturais da Secult reabrem
Nesta semana, o governador Renato Casagrande, em companhia do secretário estadual de Cultura, Fabricio Noronha, realizou um tour pelos espaços culturais do Centro de Vitória. A caminhada marca simbolicamente a reabertura de locais gerenciados pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult), a Casa da Música Sônia Cabral, a Galeria Homero Massena e o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). Os três locais foram reabertos recentemente com exposições e uma série de protocolos de visita. Mais informações sobre as exposições aqui.