A festa deste ano vai prestar homenagens póstumas a três grandes personalidades que fazem parte da história da Vila: Tia Mariquinha, Dona Hilda e Mestre Josmar que morreram entre março do ano passado e maio deste ano. “A importância dos três para nós moradores de Regência é muito grande. Apesar de um momento de tristeza da ausência deles, nós estamos felizes em dar continuidade ao trabalho que eles tanto acreditaram e lutaram para que existisse. Sem dúvida alguma Regência vai homenagear essas três personalidades”, afirmou Carlos Sangália, diretor social da Associação de Moradores.
O evento é uma realização da Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, das Associações de Moradores e Cultural Congo Regência com apoio da iniciativa privada, Associação Comercial do balneário e Projeto Tamar.
No programa da festa ainda constam shows musicais, apresentações culturais e atividades esportivas. Toda a programação será concentrada na Praça Caboclo Bernardo, no centro da Vila. Já estão confirmadas as bandas Macucos, Natividade e Forró Siminino. No domingo a festividade será centralizada no 27º Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência que vai percorrer as ruas do balneário com concentração na Pousada Tia Mariquinha.
A história de Caboclo Bernardo já é uma velha conhecida dos capixabas. Destemido, Caboclo jogou-se ao mar em meio a uma grande tempestade que afundou um navio da Marinha Imperial. O ato de Bernardo José dos Santos fez serem salvas 128 pessoas na madrugada de 8 de setembro de 1887. O ato heroico ficou conhecido por muitos, o que rendeu a Caboclo Bernardo uma condecoração e a festa em sua homenagem.
Serviço
A Festa do Caboclo Bernardo e o 27º Encontro de Bandas de Congos em Regência tem realização entre sexta (2) e domingo (4), na comunidade de Regência, em Linhares. A programação é aberta ao público.