O Restaurante Alimento prepara uma receita afetuosa para aliviar essa sensação cinza de mal-estar coletivo destes tempos de crise: um abraço fraternal. De um lado, estão dois anos de resistência em defesa de uma alimentação que, antes de orgânica, vegana, natural, cultiva o respeito à natureza. Do outro, estão pessoas dispostas não apenas a acreditar, mas também a comungar desses valores.
Como entre um e outro há uma crise que, além de instituições, corrói pessoas, o próximo sábado (3) foi escolhido especialmente para preservar laços que certa vida e certas coisas ameaçam desatar. A celebração de segundo aniversário do Alimento, claro, está ali; mas o importante, mesmo, são os braços abertos.
O Alimento completou auspiciosamente o primeiro ano de vida. Foi uma fase de transição: cada passo adiante era distanciar-se de tudo o que representou o Cio da Terra, restaurante do qual se originou, mas também erigir uma nova jornada com tudo o que Cio da Terra significou. O primeiro ano mostrou que o legado preservara-se e emprenhou o ano seguinte de boas expectativas. Mas a crise…
A confraternização começa às 10h com prática de Shivan Yoga ministrada pela professora de Yoga e repórter de Século Diário, Fernanda Couzemenco, e segue com oficina de extratos vegetais, com a culinarista Lígia Sancio, para explorar as possibilidades de sementes como a castanha-do-pará.
“A oficina de extratos vegetais será simples, como tudo na alimentação natural. Prepararemos os ‘leites’ e degustaremos os novos sabores possíveis”, explica Ligia, uma militante gastronômica-ambiental que tem uma história marcante, embora breve, com o projeto Cozinha-Escola, do Cio da Terra, em que o aluno acompanhava ou participava da produção dos pratos, pães, doces e derivados de soja.
Ali a culinarista entendeu a dinâmica da cozinha natural, desde o reaproveitamento de sobras e da recriação de sabores com que se tem disponível, até o “ato político de consumir orgânicos”. “Precisamos recriar com o que a Natureza nos dá, a cada semana, dia! O que o Cio, o Alimento fizeram por mim foi exatamente isto, plantaram essa sementinha da criatividade, do não-desperdício, da cozinha como resistência e da paz digestiva, ainda um grande desafio, na minha vida!”.
A manhã será concluída com um almoço com buffet livre ao som Jessé Paixão e Lino Paixão. A sessão vespertina começa às 14h com uma conversa sobre Alimentação Natural, continua com uma performance artística de Katie Parker, Encontro com a Luz, e será encerrada com uma Roda de Afetos.
Haverá ainda exposição e venda de produtos com parceiros do restaurante como a Kombucha Vivaodia, marca da bebida probiótica, e a saboaria Nativa, de cosméticos veganos, além de manufaturas como encadernações naturais e artesanatos.
Se todo mundo sair dali de mente aberta, espinha ereta e coração tranquilo – sem falar no estômago cheio – o sábado está ganho.
PROGRAMAÇÃO
10h – Prática de Shivam Yoga
11h- Oficina de extratos vegetais
12h – Almoço musicado
14h – Conversa sobre alimentação natural
15h – Apresentação com Kate Parker
16h – Encerramento com Roda de Afetos
Serviço
O aniversário do Restaurante Alimento acontece neste sábado (3), a partir das 10h. O Restaurante Alimento fica na Avenida Rozendo Serapião de Souza Filho, 691, Boulevard Mata da Praia, Loja 10. Inscrições antecipadas com vagas limitadas: R$ 50 (até sexta-feira, 2) e R$ 60 (no dia). Depósito podem ser efetuados na Caixa Econômica Federal. Agência: 1034. OP: 003. CTA: 3706-3.