Youtuber, drag queen e professora participa de debate no Território do Bem e em presídio de Viana

Rita Von Hunty, uma das youtubers mais conhecidas do Brasil, chega a Vitória na próxima quarta-feira (16), para participar da roda de conversa “A arte como ferramenta da resistência”, às 20h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prezideu Amorim, em Bonfim, no Território do Bem. No dia seguinte, o debate será no Presídio de Segurança Média II, em Viana.
Drag queen e professora, Rita é também uma das vozes mais atuantes na militância LGBTQIA+. Ela está à frente do canal Tempero Drag, no Youtube, com mais de um milhão de inscritos, e trata de temas sociais e políticos com uma pitada de humor. No evento da Capital, Rita vai levantar discussões sobre a democratização da arte e sua função como instrumento de transformação social e o direito humano à cultura.
A primeira atividade, aberta ao público, faz parte do Projeto Lugares de Ler, que atua em territórios que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que atende regiões com alto índice de vulnerabilidade social.
Estão inseridos nesse contexto dez bairros: Piedade, São Pedro e Bairro da Penha, em Vitória; Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel, em Cariacica; Terra Vermelha, em Vila Velha; Carapina, na Serra; Jabaraí, em Guarapari; Jacupemba, em Aracruz, no norte do Estado; e Planalto, em Linhares, também no norte. Cada um deles conta com um agente que atua nas atividades de mediação de leitura com encontros semanais.
“Desde o início, o projeto se propôs a promover encontros que fortaleçam a leitura, a literatura e a história oral como práticas de transformação social. Ter uma figura como Rita Von Hunty entre nós para compartilhar suas vivências e discutir a arte como ferramenta de resistência, representa um grande momento dessa caminhada”, ressalta a coordenadora da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo (BPES), Ana Laura Nahas.
Durante o período de um ano, cada bairro realizará até quatro eventos, que podem incluir atividades como pocket show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses.
Já o evento de quinta-feira (17) tem relação com o projeto “Que lugar é este (?)”, desenvolvido no presídio por iniciativa da escritora e produtora cultural Kátia Fialho. A proposta pretende promover a diversidade por intermédio da literatura, com a formação de leitores e a realização de oficinas de escrita para pessoas LGBTQIAP+ em privação de liberdade.
O encerramento da atividade contará com performance do ator Hudson Braga, do grupo HB de Teatro, que encenará um dos textos do livro Corpos benzidos em metal pesado, de Pedro Augusto Baía. A obra conta com 11 contos que tratam de vivências da região norte do Brasil, englobando a floresta, os indígenas, a industrialização, a precarização das cidades, a violência com os desfavorecidos, a desigualdade e a comunhão com a natureza.
A proposta terá como produto final a publicação de um livro de contos com as vivências dos participantes e busca fortalecer a autoestima, fomentar a ressocialização e romper estigmas associados à população LGBTQIAP+ no sistema prisional. Também está prevista, dentro do projeto, uma palestra virtual com o professor de Direito da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Doutor Renan Quinalha, referência nos estudos sobre diversidade e direitos humanos.
Rita Von Hunty é a persona drag de Guilherme de Guilherme Terreri, ator e professor com formação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e Língua e Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo (USP). Suas áreas de pesquisa incluem Estudos Literários, Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Teoria Crítica e Teoria Queer.