Festa tradicional dedicada à padroeira do Estado vai reunir 16 grupos em Cariacica

Uma das principais manifestações populares do Estado, o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será realizado nesta segunda-feira (28), na zona rural de Cariacica. A tradição, marcada por atravessar gerações, é gratuita, e reunirá 16 grupos do Espírito Santo.
No meio da dança dos mascarados e do som vibrante dos tambores em homenagem à Nossa Senhora da Penha, o Carnaval de Congo ocorre anualmente no dia dedicado à padroeira do Estado, atraindo visitantes de várias localidades.
Nessa representatividade folclórica, um personagem se destaca, João Bananeira. Incorporado originalmente ao carnaval de congo de Cariacica, a figura do mascarado equilibra fantasia e realidade da identidade folclórica da congada. Com o rosto coberto pela máscara e o corpo tapado com folhas de bananeira, o mascarado se junta ao cortejo acendendo o imaginário das rodas de congo.
Conforme os relatos dos mais antigos, no meio da procissão, negros e escravos colocavam máscaras para cobrir os rostos e até mesmo usavam meias nos braços para não serem identificados e, assim, participarem do cortejo. Com o tempo, transformou-se numa brincadeira e foi incorporada à tradição da festa folclórica. A comunidade de Roda D’água se une nesta época para a confecção das máscaras, vestimentas e os estandartes que estampam figuras de santos.
O Carnaval de Máscaras terá início às 8h, com a reunião das bandas de congo tradicionais e convidadas na “Bica do Luiz”, seguindo em desfile até o local da Missa Campal, que será realizada às 10h30, no campo do América, que depois será palco de muito congo, show da Banda Casaca e uma extensa programação. Às 18 horas, todos os mestres cantam Iaiá você vai à Penha, seguida da canção Ave Maria e show pirotécnico, encerrando as atividades.
“Este evento é feito para que a cultura congueira seja manifestada da melhor forma possível. Aproveitamos ainda para convidar a todos os apaixonados pelo congo para virem prestigiar com seus familiares e amigos em um clima de paz, de alegria e, principalmente, de valorização da cultura local”, convoca o mestre “Jeffinho”, como é conhecido o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica.
O Carnaval de Congo de Máscaras de Cariacica foi declarado bem Patrimonial Cultural e Imaterial de Cariacica, reconhecido pelo Decreto Municipal No 117, de 3 de julho de 2020. O evento é realizado pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC) e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult).
Serviço
Programação Congo de Máscaras de Roda D’água – Cariacica 2025
Data: 28/4/2025, segunda-feira.
Local: Estrada de Roda D’Água, S/N – Campo do América – Roda D’água – Cariacica-ES
Horário: das 8h às 18h.
Evento gratuito.
Cronograma
7h – Saída das Bandas de Congo Tradicionais filiadas à Associação de Bandas de Congo de Cariacica de suas Sedes
8h- Início da concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D’Água
9h40 – Saída em cortejo à padroeira do Estado da bica do Luiz. Cortejo entoado pelos cânticos, tambores e casacas das bandas de congo tradicionais filiadas à ABCC: “São Senedito de Piranema”, “Santa Izabel”, “São Benedito de Boa Vista”, “Unidos de Boa Vista”, “Mestre Tagibe” e “São Sebastião de Taquaçuru” e das Banda Convidadas: Apae – Campo Grande, Mestre Honório e Madalenas do Jucu – Vila Velha, São Sebastião e São Benedito de Piapitangui -Viana, Pitanga – Serra
10h30 – Missa congueira com Frei Evanir Matins da Paróquia do Bom Jesus e a comunidade Sagrada Família no Campo Principal em Roda D’Água
12h – Fala de Autoridades.
12h30 – Apresentação Musical com a Banda “Casaca”
14h – Encontro de todas as bandas de Congo no Campo Principal, incluído as Bandas: Amores da Lua – Vitória e União Jovens de Manguinhos – Serra;
15h – Apresentação das Bandas participantes no palco.
17h30 – Apresentação no palco dos Mestres das bandas de congo de Cariacica;
18h – Encerramento oficial com a “Ave Maria” acompanhada com tambores de congo e show pirotécnico.