Contribuir com a formação de músicos no interior do Espírito Santo é um dos principais objetivos do 1º Femusga – Festival de Música de São Gabriel da Palha. O evento vai acontecer entre os dias 18 e 22 de julho no município localizado a 200 quilômetros de Vitória e oferece mais de 100 vagas para oficinas de instrumentos com sete professores do Espírito Santo e do Paraná. Durante os dias de festival, também haverá apresentações musicais.
“Buscamos fazer com que as atividades de formações, que são mais frequentes na capital, sejam interiorizadas, permitindo o contato com músicos de renome do Brasil e do Espírito Santo. Muitas vezes os músicos do interior não tem condições de ir a Vitória estudar, onde tem os cursos superiores de música, por isso, é importante que os festivais possam contribuir com a formação dos músicos”, explica Eduardo Lucas, diretor artístico do Femusga, lembrando que apesar do crescimento do número de festivais de jazz, blues, bossa e outros gêneros no Espírito Santo, poucos deles realizam atividades de formação em paralelo.
As inscrições para participar das oficinas estão abertas até o dia 18 de junho e podem ser feitas pela internet, por meio do preenchimento de um formulário digital. As oficinas e professores são os seguintes: Flauta (Samanta Santos); Clarineta (Fredmam Fernandes); Saxofone (Lucas Mota); Trompete (Vinicius Novais); Low brass, Trombone, Euphonium e Tuba (Cleverson Zavatto), Percussão (Léo de Paula) e Regência (Eduardo Lucas).
Os participantes das oficinas terão alimentação, hospedagem e curso gratuitos, devendo arcar com os custos de transporte caso necessário. As turmas terão aulas pela manhã e ensaios pela tarde. A cada noite serão realizadas apresentações musicais em locais da cidade como a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Paróquia de São Gabriel da Palha. Entre as atrações confirmadas estão a Banda da Política Militar, a Banda Júnior da Polícia Militar, Grupo Brasileiríssimo da Fames, Duo Wolf e Banda de São Gabriel da Palha. Além deles, no último dia o encerramento será realizado com uma apresentação coletiva dos próprios alunos das oficinas.
“O Femusga, Festival de Música de São Gabriel da Palha, é uma ferramenta importante de comunicação que de um lado aproxima as pessoas que querem aprender música, de outro lado resgata a tradição de bandas de músicas civis do Estado, bem como a cultura, tradição, folclore e cidadania local”, diz a apresentação do festival.
AGENDA CULTURAL
Femusga – Festival de Música de São Gabriel da Palha
Data: 18 a 22 de julho
Oficinas: Inscrições até 18 de junho em www.bit.ly/FemusgInscricao
Informações pelo [email protected]
Oficinas e professores:
Regência (Eduardo Lucas) – 15 vagas
Flauta (Amanda Santos) – 15 vagas
Clarineta (Fredmam Fernandes) – 15 vagas
Saxofone (Lucas Mota) – 15 vagas
Trompete (Vinicius Novais) – 15 vagas
Low brass, Trombone, Euphonium e Tuba (Cleverson Zavatto) – 15 vagas
Percussão (Léo de Paula) – 15 vagas