Em época da V Semana Estadual de Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra, a escadaria Jayme Figueira, em Vitória, que fica na Fonte Grande, recebe o Sarau Empretecendo. A realização é na quarta-feira (21), a partir das 18h, com programação aberta ao público e diversas atividades que envolvem literatura, música e dança.
O intuito do Sarau Empretecendo, assim como a V Semana Estadual de Enfrentamento ao Extermínio da Juventude Negra, é chamar atenção do público acerca da violência contra o jovem negro – nas estatísticas brasileiras, um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos -, e discutir políticas públicas que amenizem esses dados.
De forma política, a literatura se faz presente no evento por meio do lançamento do livro Ilusão Surto de Inspiração, de Marcéu (Ron); além do momento de sarau com participação de escritores negros locais. Aliás, a organização apresenta o evento com destaque para a produção de jovens negros, reunindo tais artistas para falar sobre suas produções artísticas e compartilhar experiências com o público em geral, criando um espaço de troca de ideias que contribua para ampliar as possibilidades de atuação na Grande Vitória.
O grupo Afronta, formado por mulheres negras, também integra a programação com apresentação de danças voltadas aos gêneros musicais afrodescendentes. O Afronta é um grupo novo de Vitória que tem realizado apresentações independentes e destacado a dança africana e suas variadas interpretações gestuais. O cantor Léo Conceição também se apresenta, e o evento promove ainda a Batalha A Capella.
Acompanhe o evento em rede social
Serviço
O Sarau Empretecendo será realizado na próxima quarta-feira (21), a partir das 18h, na sede do Núcleo Afro Odomodê – escadaria Jayme Figueira, 13, Fonte Grande, Vitória. A participação é livre.