quinta-feira, novembro 21, 2024
24.4 C
Vitória
quinta-feira, novembro 21, 2024
quinta-feira, novembro 21, 2024

Leia Também:

Secult abre segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura

Inscrições começam nesta quarta-feira para seleção de mais 150 propostas de atividades online e presenciais

Vai de 20 de maio até 1 de junho o período de inscrições para segunda etapa do Edital Emergencial da Cultura, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com recursos do Funcultura. Serão selecionados 150 artistas, técnicos ou produtores culturais, de acordo com suas propostas de apresentações ou atividades de formação e qualificação para acontecerem durante ou após a pandemia.

Com recurso de R$ 1.200 por prêmio, o edital busca auxiliar especialmente profissionais da cultura que tiveram sua renda afetada pela paralisação da maioria das atividades por conta das medidas de prevenção e enfrentamento diante da pandemia do novo coronavírus.

Assim como na primeira edição, esta etapa vai contemplar 100 propostas para serem realizados em apresentações online e 50 para propostas presenciais, que devem ser executadas após serem suspensas as medidas de isolamento social. Estas últimas terão como foco grupos como de cultura popular e circo, que possuem pouco acesso à internet ou necessitam de ações presenciais para apresentar seus trabalhos. Os prêmios também respondem por uma divisão de acordo com o tamanho dos municípios, buscando regionalizar a seleção.

Segundo informa a Secult, podem participar “artistas, técnicos, músicos, atores, moviemakers, sonoplastas, iluminadores, fotógrafos e demais agentes culturais”, desde que residam há ao menos dois anos no Espírito Santo. Está vedada a participação de pessoas jurídicas, membros da Comissão Julgadora, menores de 18 anos e funcionários da Secult, assim como de parentes de até segundo grau de funcionários da Secretaria ou membros da comissão.

As inscrições precisam ser feitas a partir da plataforma online Prosas, na qual é necessário fazer um cadastro. O edital completo está disponível no site da Secult.

Para tirar dúvidas, a secretaria disponibiliza os telefones (27) 3636-7115 e 3636-7116, além de seus canais oficiais nas redes Instagram e Facebook. Também é possível assistir a gravação de uma “live” realizada pela Secult explicando o edital e como se inscrever.

O já selecionados na primeira etapa do Edital Emergencial da Cultura têm até esta quinta-feira (21) para apresentar seus documentos para posterior assinatura do contrato pela via digital e recebimento do recurso. No total, as duas etapas do edital disponibilizam juntas um valor de R$ 360 mil para realização das atividades artísticas e culturais.

Mais Lidas