sábado, setembro 21, 2024
22.7 C
Vitória
sábado, setembro 21, 2024
sábado, setembro 21, 2024

Leia Também:

Senadores capixabas devem votar a favor da Lei de Emergência Cultural

Na coluna: artistas pelo impeachment, resultado de editais, novos clipes de rap e festivais online

Depois de aprovada em regime de urgência na Câmara dos Deputados, a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc deve ser votada na próxima semana no Senado Federal. Assim como a bancada de deputados, os senadores capixabas já sinalizaram apoio ao projeto, que vai liberar R$ 3 bilhões para ações emergenciais por meio de auxílios a trabalhadores de cultura e centros culturais e a projetos na área de arte e cultura.

Ataques na rede 

Nos bastidores, Rose de Freitas e Marcos do Val (ambos do Podemos), já sinalizaram apoio ao projeto, que foi aprovado de forma quase unânime na Câmara, após acordo com o governo. O senador Fabiano Contarato (Rede) foi mais explícito: no dia seguinte à aprovação do projeto pelos deputados já publicou mensagem em suas redes apoiando a iniciativa. Recebeu apoio de artistas, produtores e gestores culturais, que vieram responder aos mal informados detratores da cultura. Vale salientar que o recurso a ser liberado é proveniente do Fundo Nacional de Cultura, só podendo ser liberado para este fim. Estava sendo mantido parado pelo governo Bolsonaro, que diante da iminente vitória na aprovação do projeto acabou sinalizando apoio ao mesmo, para não ficar feio na foto.

Secult anuncia resultado de editais de 2019 

Nesse momento difícil para o setor artístico, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) começou a divulgar em sua página os resultados dos editais de 2019. O primeiro foi o de Projetos Culturais Setoriais de Óperas. A expectativa é que outros resultados sejam divulgados nos próximos dias. O edital de 2020 ainda não foi lançado.

Má Companhia teme ter que fechar as portas 

Um dos pontos mais importante para a produção e apresentação teatral no Estado, o espaço cultural Má Companhia está ameaçado de ter que fechar as portas. Sem recursos, a casa no Centro de Vitória que abriga o Grupo Z de Teatro e a companhia Repertório seria devolvida no final de maio. Porém o grupo tenta negociar com o proprietário na expectativa de ser aprovado no edital da Secult. A Lei de Emergência Cultural também poderia ajudar, mas pode demorar ainda alguns meses até ter recursos liberados. Vamos torcer.

Divulgação

 Artistas pelo impeachment 

A lista de artistas capixabas que declaram apoio ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não para de crescer. A assistente social e militante do Psol Camila Valadão tem postado em suas redes alguns deles, incluindo Afari, Fabio Mozine, André Prando, Ana Muller, Budah, Rodrigo Novo, Gabriela Brown, Rodrigo Lima e outros.

Parceria no rap 

Édson Sagaz, integrante do grupo Suspeitos na Mira, lançou um novo clipe em parceria com o DJ Zulu Natty Dreads. O nome da canção é “Convite à sanidade”, bastante sintonizada com o momento atual e trazendo críticas diretas ao presidente da República. O vídeo foi gravado na Casa da Barão, espaço cultural no Centro de Vitória, com direção de Luara Monteiro. Outro clipe divulgado neste período de isolamento é do Conteúdo Paralelo, que apresentou vídeo de Copo Meio Cheio, música do disco Voo, lançado em março.

20 anos sem João Nogueira 

A morte de João Nogueira, grande cantor e compositor do samba brasileiro, completa 20 anos na próxima sexta-feira, 5 junho. Em homenagem, o sambista capixaba Fábio Pinel fará uma “live” em seu Instagram em tributo mestre, uma de suas principais referências na música. A transmissão vai contar com participação do jornalista José Roberto Santos Neves, que chegou a entrevistar Nogueira, e um repertório interpretado por Pinel com grandes sucessos do falecido artista, como “Súplica”, “O Poder da Criação” e “As Forças da Natureza”. Em fevereiro, Fábio Pinel lançou seu primeiro disco autoral, “O Dom de Cantar“, que pode ser ouvido no YouTube e outras plataformas.

Grandes festivais apontam para atividades online 

Alguns dos principais festivais de arte e cultura do Espírito Santo estão repensando seus formatos para este ano, já que está impossível prever uma volta à permissão das aglomerações. O FestCine Pedra Azul está previsto para acontecer entre 4 a 8 de agosto e deve incluir atividades online e exibições em modo “drive in”, em que as pessoas assistirão os filmes desde seus carros. O mesmo deve acontecer no Festival de Cinema de Vitória, maior evento de audiovisual do Espírito Santo, que foi adiado para novembro e deve realizar sessões no estacionamento de um shopping center. Outro festival previsto para acontecer novamente este ano é o Cine.Ema – Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo, que está com inscrições abertas até 6 de junho em seu site.

Último dia de inscrição em festival autoral

Outro festival, esse já surgido depois da pandemia e por conta dela, é o Festival Autoral Pandêmico, um desdobramento do Festival Fico em Casa ES, mas com uma versão exclusivamente autoral, premiando as melhores músicas e poesias de artistas do Espírito Santo. Mas atenção: as inscrições terminam neste sábado (30). Mais informações na reportagem do Século Diário e no Instagram do Festival Fico em Casa ES.

Mais Lidas