sábado, novembro 16, 2024
25.5 C
Vitória
sábado, novembro 16, 2024
sábado, novembro 16, 2024

Leia Também:

Seriado ???The Get Down??? terá episódio exibido em sessão cineclubista no Centro de Vitória

Foi no ultimo dia 12 de agosto que o serviço de streaming Netflix lançou a série The Get Down (trailer acima), uma obra que protagoniza o nascimento do movimento hip hop nos Estado Unidos, contado a partir da história de jovens negros marginalizados de Bronx, um distrito precário da cidade de Nova York. Em pouco tempo de liberação do seriado, e com seis episódios de longa duração, a obra já é vista como uma importante narrativa sobre parte da história que revive o nascimento do hip hop e destaca os bastidores de quem realmente originou o gênero musical.

Em tempos de intensas discussões sobre a violência policial contra a juventude negra, a matança de jovens negros, o racismo e a falta de protagonismo desse público nas artes, a série chegou com grande expectativa e não decepcionou o público, criando uma narrativa que mescla fatos reais com ficção. Tudo se passa no verão do ano de 1977, quando o jovem Ezekiel Figuero, protagonista da série, começa usar o talento que tem em escrever e fazer poesia para interagir com as atividades que formam o que conhecemos atualmente como movimento hip hop: o rap, o grafite, o DJ, os b-boys e os bailes.

O seriado não deixa escapar a realidade marginal dos jovens criadores desse movimento, destacando a violência do local onde moram, a desestruturação familiar de alguns, a educação precária e a forma como esses jovens se desdobravam para realizar suas próprias festas e momentos de divertimento. Em destaque está atuação do protagonista Ezekiel Figuero, vivido por Justice Smith; e seu par romântico na trama, a atriz Herizen Guardiola, que interpreta Mylene Cruz, uma moça que enfrenta os pais para seguir cantando fora da igreja.

Em meio a todo o cenário de violência urbano, destaca-se, obviamente, a intensa cultura presente no local; e a relação única daqueles jovens com a música, a dança, o cinema, as artes e tudo o que os influencia e que são imprescindíveis para estabelecer a forma como se manifestam quando adentram nesses espaços artísticos.

Diante de tamanha repercussão sobre o seriado, o Centro de Vitória recebe no domingo (4), dentro do evento Feira Mix da Casa da Barão, uma sessão cineclubista do primeiro episódio da série. Essa exibição dialoga com o movimento hip hop do Centro de Vitória, visto que The Get Down é uma espécie de ‘aulão’ sobre o nascimento do hip hop – muito presente na Grande Vitória e com intensas manifestações no Centro. A sessão cineclubista está prevista para as 20h no espaço, com entrada livre.

Serviço

Um dos episódios do seriado The Get Down será exibido no domingo (4), às 20h, em sessão cineclubista na Casa da Barão – rua Barão de Monjardim, 317, Centro de Vitória. A entrada é livre.

Mais Lidas