domingo, novembro 17, 2024
23.8 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

Sesc Glória promove ‘Dia D de Drummond’ em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta

Foi em 31 de outubro de 1902 nasceu Carlos Drummond de Andrade, um dos poetas mais importantes da literatura nacional. E será também no próximo dia 31, às 16h,  que o Centro Cultural Sesc Glória, no Centro de Vitória, realiza o Dia D, de Drummond, dentro Projeto Efemérides, com o convidado Danilo Barcelos, um estudioso da obra drummoniana
 
Desde o início do ano,  o Sesc Glória realiza atividades literárias na Sala da Palavra, espaço especificamente destinado a esse tipo de atividades.  Os projetos que ocupam o lugar são o Café Literário; o Painel Literário, que lança escritores mensalmente; oficinas temáticas; e o  Efemérides, que destaca datas importantes e, assim, levanta debates sobre obras e escritores específicos – em agosto teve debate sobre Raul Seixas, em lembrança ao aniversário de morte do cantor; e, agora em outubro é a vez do Dia D, de Carlos Drummond de Andrade; além de que será realizado ainda neste ano A hora C, de Clarice Lispector.
 
O Efemérides objetiva de reunir um público interessado em discutir, conhecer e debater na pesquisa literária. No evento do dia 31, as pessoas poderão se reunir para problematizar as questões próprias do cotidiano, seja na forma de amor ou das da relações entre os seres humanos, que se fazem presentes na escrita de Drummond. A proposta é apresentar como essas questões se mostram nos poemas do poeta; além de abordar os temas que entraram com mais força e relevância nos escritos dele; e de que maneira eles são centrais na produção poética. 
 
Todos os pontos citados serão discutidos a partir do livro Antologia Poética (foto à esq.), obra em que está evidente a divisão dos poemas de  Drummond em temáticas. Essa reunião de poemas foi organizada pelo próprio autor, em 1962, quando já escrevia havia 30 anos. No livro, Drummond separou em nove partes poemas clássicos que marcaram sua carreira, chegando até os escritos menos conhecidos. 
 
 
(abaixo está um dos poemas mais conhecidos de Drummond, o Poema de Sete Faces, presente no livro Antologia Poética e, aqui, declamado por Paulo Autran)
 
 
O convidado Danilo Barcelos, que ministrará a discussão, é poeta, contista e desenvolve pesquisa na área dos Estudos Literários, com ênfase na importância da poesia como forma de saber, tendo por base poemas de Carlos Drummond e de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa. Entre os livros que já publicou estão Qu4rto desamp4ro (2010) e Tear de ondas (2012). 
 
 
Serviço
 
O Projeto Efemérides – Dia D, de Drummond será realizado no próximo dia 31, às 16h, na Sala da Palavra, do Centro Cultural Sesc Glória – avenida Jerônimo Monteiro, 428,  Centro de Vitória.

Mais Lidas