sexta-feira, novembro 15, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Sete programas culturais para o próximo feriadão no Estado

O feriado de Corpus Christ está chegando e há diversas opções de atividades culturais, desde religiosas até festivais de música e caminhadas. Confira as dicas do Século Diário.

Tapetes de Corpus Christ em Castelo

A tradição católica de confeccionar grandes tapetes com mensagens religiosas nas ruas durante as festas de Corpus Christ têm sua maior expressão no Estado no município de Castelo, no sul do Estado, que acontece pela 55ª vez. As ruas do Centro da cidade se enfeitam com 1,5 km de tapetes decorados que compõem uma verdadeira obra de arte comunitária, com diversas cores, desenhos e mensagens feitas por meio da colaboração de moradores locais.

A confecção dos tapetes começa na noite de quarta-feira (30), utilizando materiais como palha e pó de café, folhas, flores, papel, pedras, pó de serra e outros. As atividade seguem com missas na quinta (31) até o fim da tarde, quando se realiza uma procissão de encerramento. Para os outros dias do feriado, Castelo tem atrativos como cachoeiras, o Parque Estadual do Forno Grande, a Fazenda do Centro e a Gruta do Limoeiro. Mais informações: (28) 3542-6300 ou pelo e-mail [email protected].

Festa do Caboclo Bernardo em Regência, Linhares

Considerado Herói Nacional por liderar salvamento de mais marinheiros de um naufrágio no litoral capixaba, o Caboclo Bernardo é uma figura histórica marcante da vila de Regência Augusta, em Linhares, na foz do Rio Doce. Há 88 anos, nas proximidades do dia 3 de junho, data de sua morte, acontece a tradicional Festa do Caboclo Bernardo, que neste ano coincide com o feriado de Corpus Christ. Um dos grandes destaques do evento, que vai de sexta (1) a domingo (3), é o 28º Encontro Nacional de Bandas de Congo, que vai percorrer as ruas da vila no último dia da festa, com concentração na pousada de Tia Mariquinha. Outras atividades culturais e esportivas acontecem durante os dias, incluindo apresentações musicais com os grupos Casa, Fogo na Coisa e Comichão.

Festival de Jazz em Santa Teresa

Realizado em duas etapas neste ano, o Santa Jazz – Festival Internacional de Jazz e Bossa, culmina nos dias 31 de maio e 1 e 2 de junho no Parque de Exposições de Santa Teresa, nas montanhas capixabas. Na quinta-feira, as atividades se concentram à noite. Na sexta-feira e no sábado, ocorrem a partir das 11h, com shows e apresentações de atrações nacionais e internacionais até as 2h. Além da música, a gastronomia também é um atrativo do Santa Jazz, que traz nove empreendimentos convidados com pratos especiais, além de vinhos e cervejas artesanais. Veja a programação completa e outras informações no site oficial do Santa Jazz.

Festival de Inverno Guaçuí

No clima do friozinho que vem chegando, o município de Guaçuí, no Caparaó Capixaba, realiza a segunda edição do Festival de Inverno. Pela localização geográfica, espera-se visitantes do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A festa acontece no Parque de Exposições de Guaçuí e começa na quarta-feira (30) com uma noite solidária tendo como entrada a doação de um quilo de alimento não-perecível. Na quinta-feira (31), a atração principal a banda Nenhum de Nós. Na sexta-feira (1), Paulo Ricardo é o convidado de destaque, e no sábado (2), Ed Motta fecha o evento. Cada noite terá quatro atrações musicais, incluindo Lucas Arruda, Fames Jazz Band e Walking Blues. Para ver a programação completa e comprar ingressos acesse o site do evento.

Festival Artes Cósmicas em Patrimônio da Penha, Divino de São Lourenço

Ainda no Caparaó, a vila de Patrimônio da Penha, em Divino de São Lourenço, recebe a 8ª edição do Festival Holístico das Artes Cósmicas. Além dos atrativos naturais com suas várias cachoeiras, os visitantes vão poder curtir atrações de música, teatro, circo e poesia nas noites de quinta (31) a sábado (2), com entrada vinculada à doação de um agasalho ou um quilo de alimento não-perecível.

Entre as atrações, Transe, Flor da Penha, Blackslug, Zé Maholics, Alldeia, Rodrigo Novo e Terra Sem Males. Durante a tarde, diversas oficinas acontecem como composições musicais, bambolê, biocosméticos, filtro dos sonhos e percussão corporal. Também ocorrem palestras, cineclube, plantio de mudas e vivências integrativas com yoga, tai chi, massagem, caminhada, meditação e outras atividades. Mais informações na fanpage do evento.

Passos de Anchieta, de Vitória a Anchieta

Outro evento tradicional da época é o Passos de Anchieta, que em 2018 chega a sua 21ª edição. Com saída na manhã de quinta-feira (31) da Catedral de Vitória, o percurso de quatro dias caminhando é feito por peregrinos para reconstituir a trilha realizada por São José de Anchieta entre a antiga Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, e a Vila de Nossa Senhora da Vitória, onde se localizava o Colégio de São Tiago, hoje Palácio Anchieta, sede do governo estadual. Os percursos diários variam entre 23 km e 28 km, passando as noites na Barra do Jucu, Setiba e Meaípe. Inscrições e outras informações na página da Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta (Abapa).

Caminhada Ecológica do Rio Dois de Setembro, em Ecoporanga

Para quem quer uma caminhada pelo interior do Estado, também acontece na data, a primeira Caminhada Ecológica do Rio Dois de Setembro, em Ecoporanga, região norte. Coordenado pelo grupo organizador do Seminário de Humanidades de Cotaxé, o evento vai percorrer o rio desde sua nascente, passando pela zona rural e urbana do município, incluindo a visita a algumas de suas cachoeiras. O início será na manhã de quinta-feira (31). Além de caminhadas, haverá palestras, sessões de filmes, atividades de música e poesia e trocas de experiências entre moradores locais e visitantes. O encerramento será no domingo (3), às 9h. Para participar, entrar em contato com Vander Costa, pelo telefone (27) 99824-7770.

Mais Lidas