Na coluna: songbook de Carlos Papel, novo álbum do Napalma, Bernadette Lyra e Saramago, prorrogação da Lei Aldir Blanc
Um “Coletivo Reggae Style por um mundo sem fronteira” é como se define o “Pero que si”, projeto que reúne os artistas Tamy, Nego Leo e Bruno Zanetti e Jeremy Naud. Tamy é uma cantora capixaba radicada no Uruguai, que vem investindo na musicalidade latino-americana. Nego Leo é baterista e instrumentista, já tocou em projetos como o Zémaria e Bruno e é músico e produtor musical do estúdio e gravadora Funky Pirata. Jeremy é um instrumentista, compositor e produtor francês. O primeiro single do disco que vem aí foi lançado na sexta-feira (27) com uma animação produzida por Gustavo Senna com desenhos de Renato Pontello. A música se chama “Deixa”.
Napalma lança novo disco
Grupo integrado pelo músico capixaba Cid Travaglia, o Napalma, lançou um novo álbum e um videoclipe da canção ‘Sunu Warëf’, que mergulha no coração da selva amazônica. O lançamento é do selo Lona Musik, sediado em Berlim, na Alemanha, mas que remonta ao saudoso Lona Records, que marcou época na música capixaba. O Napalma atualmente é formado por Cid, percussionista e responsável pelas batidas eletrônicas, e o cantor senegalês Abass Ndiaye from Senegal. O disco completo pode ser ouvido aqui e conta com remixes produzidos por SucreSoul (África do Sul), Infrared (França), Mista Monk (Austrália), Jaspe (França), Kokkosh (Egito) e Leandro Bonfim (Brasil).
Carlos Papel lança Songbook
Está quase pronto para ser lançado o Songbook do cantor e compositor Carlos Papel, que consta de um livro com canções transcritas acompanhado de um pendrive com áudios dessas músicas, num total de 24 obras divididas em dois volumes com arranjos feitos especialmente para o projeto, que também tem uma versão em braile. A iniciativa que celebra a obra de um dos mais importantes compositores da música do Espírito Santo nas últimas décadas contou com recursos do Funcultura coordenado pela Secretaria de Cultura do Espírito Santo (Secult). A Fina Produtora deu início à pré-venda do livro em seu site.
Lei Aldir Blanc até fim de 2021?
Fanzine aborda questões do setor cultural
Lançado pela Associação Cultura Capixaba (Cuca) e pela Ciclo Escola de Economia Criativa para um curso de formação de agentes culturais, a série de fanzines “Introdução ao setor cultural” está disponível também para quem quiser acessar, por meio de solicitação pelo e-mail [email protected]. O conteúdo foi elaborado por Karlili Trindade com projeto gráfico e textos auxiliares de @chama.amanda.
Bernadette Lyra em homenagem internacional a Saramago
A escritora de Conceição da Barra Bernadette Lyra é uma das participantes da série documental “Herdeiros de Saramago”, realizada pelo canal português RTP entrevistando os escritores contemporâneos que foram contemplados com o Prêmio José Saramago de Literatura. Ela é convidada no capítulo 7 da série pela escritora paulista Andréa del Fuego, vencedora do prêmio em 2011. O vídeo está disponível aqui e Bernadette dialoga com Andréa a partir dos 19min50s.
Editora Cousa participa do Prêmio Maraã
Com inscrições abertas até o dia 30 de novembro, o Prêmio Maraã de Poesia vai premiar dois poetas brasileiros, um estreante e outro que já tenha publicações, que terão como prêmio a publicação de suas obras com distribuição comercial pelas editoras Reformatório e Cousa, esta criada e sediada em Vitória. O nome do prêmio é uma homenagem à terra de origem do idealizador do concurso, Osório Barbosa, oriundo da floresta amazônica. “Que dos cantos mais recônditos do país e das mentes mais exultantes de nossos poetas possam sair versos que sejam fonte de expiração poética aos pulmões de brasileiros de todas as idades”, diz o chamado. Mais informações no site: https://www.premiomaraa.com.br.