Fechado desde 2011 e em obras há um ano, o Teatro Municipal de Vila Velha será reaberto à população na próxima sexta-feira (13), às 18h, com apresentações de teatro de rua, bandas de congo, banda da Escola Senador João de Medeiros Calmon e do grupo Brasileiríssimo, da Faculdade de Música do Espírito Santo, a Fames.
As cadeiras foram reformadas e outras novas instaladas. O teatro ganhou um novo sistema de som, iluminação e ar condicionado. A abertura vem em meio a diversas reclamações de representantes da classe artística, que se queixavam da falta de equipamentos culturais na cidade mais populosa do Estado.
Construído na década de 1960, o Teatro Elio de Almeida Vianna, nome oficial, tem capacidade para 300 pessoas. O valor total da reforma foi de R$ 412 mil – valor apresentado pela Prefeitura como “um importante investimento em meio a uma crise econômica severa no país”, mesmo diante do descaso do poder público com a conduta cultural no município, que diante da monotonia artística, obriga seus artistas e público a construírem rotinas culturais em municípios vizinhos (como denúnciou Docca Loureiro, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vila Velha, em fevereiro).
A programação de reabertura do espaço começa com breakdance e teatro de rua; em seguida terá saída das bandas de congo da Igreja do Rosário, no Centro, em cortejo até o Teatro Municipal, na Praça Duque de Caxias; e solenidade oficial às 20h20. Durante o mês de maio já existe programação completa de ocupação do Teatro, com o Festival de Música SEMD sendo realizado no dia 16; o espetáculo Vitor ou Vitrola no dia 18; e o Encontro Literário no dia 21, entre outros.
Serviço
A reabertura do Teatro Elio de Almeida Vianna será na próxima sexta-feira (13), a partir das 18h, com saída de Igreja do Rosário, na rua Delmar Duarte, Centro de Vila Velha, e solenidade de abertura no Teatro, que fica na Praça Duque de Caxias. A participação é livre.