Na próxima segunda-feira (16) será inaugurada a exposição fotográfica Todas as faces de Maria no Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH), em Santiago, Chile. Através de registros fotográficos realizados por Dário Dias, Genildo Hautequestt Filho, Luan Volpato e Renilson Chagas, a exposição conta a história de vida de Maria Laurinda Adão, importante personalidade da cultura negra cachoeirense e capixaba, que também é parteira, coveira, mãe-de-santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher.
Esta é a primeira vez em que a mostra será exposta fora do Brasil, desde que foi inaugurada, em 2014, no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), no Centro de Vitória. Atualmente, a exposição também pode ser conferida no Museu do Colono, em Santa Leopoldina.
A exposição em Santiago é parte integrante do Congresso El universo afro en discusión: literatura, cultura e identidad, que será realizado na capital chilena, e ficará em cartaz até 20 de novembro. Na ocasião, também será exibido o documentário e distribuído o livro de mesmo nome da exposição.
A mestra Maria Laurinda, personagem da exposição, é convidada especial no evento, e participará de todas as atividades do Congresso. Estarão presentes, ainda, o arquiteto e gestor de projetos culturais da Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim, Genildo Hautequestt Filho – diretor do documentário e do livro, e curador da exposição – e o publicitário e fotógrafo cachoeirense Luan Volpato – um dos fotógrafos que produziram as obras da exposição, além de ser o responsável pelo banco de imagens da Associação de Folclore de Cachoeiro.
“É muito bom ver que o que eu fiz a vida inteira e continuo fazendo lá na minha comunidade de Monte Alegre, em Cachoeiro, chama a atenção das pessoas até fora do Brasil”, comenta Maria Laurinda.
Serviço
Para quem quiser visitar a exposição Todas as faces de Maria no Museu do Colono, o local fica na avenida Presidente Vargas, 1501, Centro de Santa Leopoldina. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h ás 17h. A entrada é livre.