Na primeira semana de abril, especificamente no dia 8, a partir das 19h30, a OÁ Galeria, em Vitória, abre as portas para o lançamento do livro fotográfico Toquiotas, seguido de um bate-papo com o fotógrafo Tom Boechat. O livro, português e inglês, reúne imagens feitas na cidade de Tóquio, com texto introdutório do escritor capixaba Luiz Guilherme Santos Neves; contos dos escritores Elton Pinheiro, Herbert Farias e Marcia Lahtermaher e texto crítico de Alexandre Emerick.
O título, Toquiotas, ao mesmo tempo que explicita a relação com a capital japonesa – aquilo ou aquele que vem de Tóquio – reforça o estranhamento presente nas fotografias de Boechat. As fotos, todas noturnas, apresentam uma metrópole vazia, solitária, distante do cartão postal ou das imagens clássicas de cidades japonesas. Para Emerick, “Tom assume uma proximidade que possibilita o domínio do detalhe sem que se deixe seduzir pela familiaridade, e um distanciamento que permite a imersão na paisagem urbana sem ser sobrepujado por sua intrigante imensidão”. É ainda o próprio crítico quem ressalta que, “mais do que as características do lugar, o próprio fotógrafo se expõe, pois seu olhar denuncia seu ritmo, sua inquietude, seus momentos de fixação e de indiferença que advêm da esperada reciprocidade entre o que olha e o que é visto”.
O projeto foi criado no ano de 2005, período em que o fotógrafo viveu no Japão. Tom enviava as fotografias por internet para os autores brasileiros, os quais, a partir das imagens, criavam contos. “A proposta era que cada autor escrevesse não para uma fotografia específica, mas que fosse impregnado pela atmosfera das imagens. Assim, o leitor vai encontrar tanto contos de ficção científica, quanto literatura policial e romance”, explicou o fotógrafo.
Quanto ao conceito central do trabalho, o autor afirma que “desde o início, a proposta foi problematizar as noções de realidade e de ficção na fotografia chamada documental. É certo que todas as fotografias foram feitas em Tóquio, mas ao final, o livro trata das inúmeras possibilidades de relação que cada leitor travará com a cidade, com a literatura e com a própria imagem fotográfica”. Outro aspecto relevante é o diálogo do autor com a própria história do livro de fotografia. Boechat utilizou como referência livros considerados clássicos do gênero: American Photographs, de Walker Evans (1938); e The Americans, de Robert Frank (1956).
Serviço
O lançamento do livro Toquiotas, do fotógrafo Tom Boechat, será realizado no próximo dia 8 de abril, às 19h30, na OÁ Galeria – Rua Aprígio de Freitas, 240, Bairro Consolação, Vitória. A entrada é gratuita e o livro será vendido no local ao preço promocional de R$ 50,00.