Entretanto, especialista afirma que valor é insuficiente; deputada Norma Ayub destinou emenda parlamentar
Três igrejas históricas do sul do Espírito Santo, localizadas, respectivamente em Itapemirim, Presidente Kennedy e Mimoso do Sul, receberam, nessa semana, o montante de R$ 1,6 milhão para ações de preservação, manutenção e restauração. Também serão destinados recursos a encontros de grupos de Folias de Reis nos três municípios.
O recurso é fruto de emenda parlamentar da então deputada federal Norma Ayub (PP), e foi repassado à Cáritas Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim por meio de convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Porém, apesar de comemorado, o valor é considerado insuficiente pelo arquiteto Genildo Coelho, do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo, instituição que está iniciando atividades no sul do Estado.
“É bacana ter esse dinheiro, qualquer recurso ajuda. Mas esse valor de R$ 1,6 milhão daria, talvez, para pagar o projeto de restauro de uma das igrejas. São muitos detalhes nessas edificações, é um trabalho caro”, afirma Genildo.
Uma das edificações beneficiadas é a Igreja de Nossa Senhora das Neves, localizada na antiga fazenda jesuíta Muribeca, em Presidente Kennedy, datada de antes de 1702. Segundo relatório da Cáritas ao Iphan, as pinturas externa e interna estão em péssimo estado de conservação, assim como os bens integrados e o telhado.
Outra igreja contemplada é a de Nossa Senhora do Amparo, inaugurada em 1855, na Vila de Itapemirim, possuindo uma arquitetura com linguagem Maneirista. A pintura da edificação, tanto interna quanto externa, também está em péssimo estado de conservação, mas o estado do telhado é considerado regular.
Já a Igreja de São Pedro de Alcântara está localizada no sítio histórico de São Pedro de Itabapoana, em Mimoso do Sul, tendo sido construída entre 1855 e 1879. As pinturas externa e interna e o telhado estão em bom estado de conservação, sendo necessário solucionar sujidades, prospectar alvenaria e limpar e substituir telhas. Também necessário restaurar o sino histórico e o retábulo da igreja.
As três igrejas são tombadas pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), e a Igreja de Nossa Senhora das Neves também está sob “guarda e proteção” na esfera municipal em Avaliação de Pertinência de Tombamento Federal, segundo o Iphan. O instituto afirma que as intervenções envolvem elaboração de projeto executivo, cobertura, bens integrados, instalações elétricas e pintura.
Em seu site oficial, o deputado federal Evair de Melo (PP) afirmou que indicou recursos para a realização do tombamento nacional da Igreja de Nossa Senhora das Neves, uma das que mais necessita de intervenções.
“Nossa intenção é fazer um estudo para mapear todo o sítio histórico da igreja, seus possíveis achados arqueológicos e, em seguida, viabilizar a restauração e preservação do prédio original. É de extrema importância deixarmos essa parte da nossa história disponível para que as futuras gerações entendam a origem do nosso povo”, comentou o deputado.
Para Genildo Coelho, o principal, nesse momento, é ter os projetos de restauro prontos, algo que só a Igreja de Nossa Senhora do Amparo. “É muito bacana ter esses recursos. Mas não dá pra restaurar sem projeto”, opina.
‘Política estadual de preservação do patrimônio é frágil’
https://www.seculodiario.com.br/cultura/politica-estadual-de-preservacao-do-patrimonio-e-fragil