De 23 a 29 de março, museus de todas as partes do mundo terão a chance de participar de uma ação global promovida pela rede social Twitter para divulgar a cultura dos museus. A proposta é ultilizar da rede social de forma criativa para dialogar com as outras instituições. E para celebrar este momento, o Museu de Artes do Espírito Santo (Maes); o Museu do Colono; e a Galeria Homero Massena já aderiram à campanha.
Durante a semana, os museus participantes devem tuitar sobre temas pré-definidos para cada dia com a hashtag #MuseumWeek, que será usada mundialmente. O desafio é estimular o público a postar e a compartilhar suas impressões sobre os museus, aproveitando para disseminar informações curiosas, de bastidores, e que são pouco conhecidas do público.
O #MuseumWeek é uma boa oportunidade para unir uma ação mundial em torno dos museus, gerando mídia não só na rede social Twitter, como também fora. Será um exercício para trabalhar formas criativas de divulgar e disseminar atividades nos museus, por meio do microblog. Até agora, cerca de 700 museus do mundo se inscreveram para participar da edição de 2015, que começa na próxima segunda (23). A inscrição é gratuita e online.
De acordo com a museóloga da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) Paula Nunes, “a proposta é aproximar o público da rotina dos museus e revelar os acervos que estão guardados em Reserva Técnica, convidar para as exposição e ações educativas, além de recordar atividades que já aconteceram nos espaços e indagar ao visitante sua avaliação sobre o espaço. Através dos tweets, o visitante terá a dimensão de todos os setores dos museus, além de proporcionar o intercâmbio entre instituições na troca destas informações”, afirmou.
Serviço
A campanha #MuseumWeek será realizada entre os dias 23 e 29 de março. Os espaços do Estado que aderiram à campanha são: o Museu de Artes do Espírito Santo (MAES) – Centro de Vitória; o Museu do Colono – Santa Leopoldina; e a Galeria Homero Massena – Centro de Vitória.