Pratos com base em frutos do mar, artesanato capixaba, bandas de Congo e shows musicais formaram o cardápio cultural do 1º Festival Sabores da Barra, que atraiu cerca de quatro mil visitantes diários para a região da Barra do Jucu e Ponta da Fruta, em Vila Velha, nos três fins de semana entre 1º e 17 de dezembro. Os dados são da prefeitura, que garante: ano que vem tem mais.
Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Turismo, Flávia Vidigal, o objetivo do evento é fomentar a economia local através do turismo e da arte, setores que são a vocação da região. A gastronomia foi o mote principal do Festival, que contou com a adesão de 18 restaurantes da Barra do Jucu, Ponta da Fruta e Região 5, que participaram oferecendo pratos com base em frutos do mar, de acordo com a cultura pesqueira dessas localidades.
Para os donos dos restaurantes, o evento foi um sucesso e pode ajudar a manter um bom fluxo de visitantes à região, principalmente no período de verão, que se inicia no próximo dia 21. “O ano passado foi muito ruim para comércio local, principalmente durante a greve da Polícia Militar, em fevereiro e às vésperas do carnaval, período que costuma ser de bom movimento na Barra do Jucu”, diz Jorge Cabral, chefe do restaurante Porto do Rio. “As pessoas ficaram com medo de sair de casa e nós sentimos o baque”, lembra. Ele espera agora reverter o prejuízo e se mostra otimista com os resultados do Festival e o afluxo de visitantes. “O movimento no restaurante aumentou bastante durante o evento. Todos os dias tivemos casa cheia.”
Mas o evento não se restringiu aos restaurantes e à culináriada região. O Festival serviu ainda para reativar a feirinha de arte que era realizada na Praça Pedro Valadares e que esteve interrompida por dois anos devido à falta de segurança na região. Batizada agora de Arte na Barra, a feira voltou a atrair artesãos capixabas, que expuserem sua produção em mais de 50 barracas montadas ao redor da praça. Ali ocorrem também os shows musicais que mantiveram o público circulando na Barra do Jucu até à noite.