domingo, novembro 17, 2024
23.8 C
Vitória
domingo, novembro 17, 2024
domingo, novembro 17, 2024

Leia Também:

‘VEREDA. Festival de Bolso’ abre espaço para o estudo do clássico literário ‘Grande Sertão: Veredas’

 
O livro Grande sertão: Veredas, de 1956, do mineiro Guimarães Rosa – um dos mais renomados escritores brasileiros -, é também uma das inspirações do festival literário VEREDA, que tem ocupado o espaço da CosetteVenue Cultural, em Vitória, desde o último mês. A proposta é fazer um caminho direto entre as produções artísticas de Minas Gerais e Vitória, como num escoamento cultural. 
 

A primeira edição trouxe para Vitória os músicos Felipe Continentino (baterista) e Frederico Heliodoro (baixista), que tocaram ao lado do representante capixaba Wanderson Lopez (guitarrista) (os três na foto acima). Desta vez, o festival de bolso trará dois expoentes da música popular brasileira e do jazz, o mineiro Sérgio Santos (violão e voz); e o carioca radicado há anos no Espírito Santo, Edu Szajnbrum (percussão). 
 
Contudo, no dia anterior, quarta-feira (11), o VEREDA abre espaço para uma discussão literária acerca de Grande Sertão: Veredas, com o professor de literatura Marcos Ramos. O espaço comporta o total de 25 pessoas e será necessário fazer inscrição antecipada pelo site oficial do festival. “A participação é gratuita e todos são bem-vindos, não é preciso ser especialista da literatura de Guimarães Rosa para ir, nem mesmo é necessário ter lido Grande Sertão: Veredas antes, o interessante é ir ler pela primeira vez e entrar nas discussões da obra”, já adianta Ramos.
 
Esta já é a segunda realização do Grupo de Estudos sobre o Grande Sertão: Veredas, que inaugurou o projeto no Centro Cultural Sesc Glória e, agora, irá repetir o feito dentro do Festival VEREDA. A logística vai funcionar da seguinte forma: ao todo serão dez encontros que objetivam realizar a leitura e trazer para a discussão as temáticas que permeiam o livro de 600 páginas. Desta forma, o primeiro encontro será feito no dia 11, dentro do Festival e, os próximos serão agendados conforme a disponibilidade dos participantes. No final de todos os encontros do grupo, os participantes terão lido o livro por inteiro.
 
“O intuito é ir para lá e discutir as experiências de cada um com a obra, que é um clássico da literatura nacional e merece ser analisado, mas por ser tão extenso, muitas pessoas se assustam com o tamanho e desistem. E o interessante dos encontros será isso, a leitura conjunta e o compartilhamento das percepções e discussões de cada trecho do livro”, acrescenta Ramos.  Assim, o grupo discutirá os principais temas evocados pela travessia do personagem narrador Riobaldo – Deus, o Diabo, o amor, a violência, o sertão, a linguagem, entre tantas outras veredas que rodeiam a trama da obra –, sem deixar de levantar os muitos desdobramentos da obra em diferentes linguagens artísticas, como a canção, a fotografia, o cinema e as artes plásticas, entre outros.

O evento tem realização na próxima quinta-feira (12), a partir das 20h, com entrada a R$15,00. 

Serviço

 
O Grupo de Estudo sobre Grande Sertão: Veredas terá início dentro do VEREDA.Festival de Bolso, na próxima quarta-feira (11), a partir das 18h30, na CosetteVenue Cultural – rua Madeira de Freitas, 244, Praia do Canto, Vitória. As inscrições para participar do encontro são gratuitas.

Mais Lidas