Criar uma fresta intercambial entre a cultura da Espírito Santo e a de Minas Gerais. Impulsionar um escoamento da música dos dois estados. Possibilitar e torcer para que essa fresta expanda-se e aflua em cultura. Conceitualmente, e até poeticamente, falando são esses os objetivos da primeira edição do VEREDA. Festival de Bolso, que promove no próxima quinta-feira (15) um encontro de músicos locais e mineiros no espaço da Cosette, Venue Cultural, na Praia do Canto, em Vitória.
Ariny Bianchi, artistas visual e uma das curadoras do festival, conta que a proposta, que se apresenta no próprio nome do evento, é criar atalhos, caminhos mais estreitos e talvez com mais relação entre os os músicos, neste momento, e, futuramente, artistas de outras linguagens. Ariny é a jovem que encabeçou uma pesquisa acadêmica sobre as conexões entre Vitória e BH, fez nascer o VEREDA.
“No ano passado, fiz várias viagens a Belo Horizonte para mapear a cena cultural de lá e, principalmente, a cena do jazz e da música instrumental. Neste ano finalizei minha pesquisa que perpassou a estrada de ferro Vitória a Minas (EFVM). Após isso voltei a matutar sobre essas conexões, o intercâmbio; a estrada de ferro; os caminhos; as veredas e os atalhos; a economia criativa; e foi quando encontrei a Danusa Rosa, musicista, em Minas, no Savassi Festival, e ela me contou sobre a vontade de também realizar eventos de intercâmbio com artistas mineiros”, explica Ariny.
Foi dessa forma que se estruturou o VEREDA, com curadoria de Ariny e Danusa, encabeçando um intercâmbio entre os músicos Felipe Continentino (baterista) e Frederico Heliodoro (baixista) , ambos de Minas; e Wanderson Lopez (compositor e arranjador – fotos de capa e acima), daqui do Espírito Santo. Os três irão se encontrar para realizar uma noite de música com enfoque no jazz feito em Minas Gerais e suas vertentes brasileiras e mundiais, além de world jazz e o rock. “É uma formação inédita. Inclusive o Frederico compôs duas canções exclusivas para o VEREDA“, acrescenta Ariny.
Felipe e Frederico já se conhecem e realizam apresentações juntos (no vídeo abaixo se apresentam com o guitarrista americano Mike Moreno, no Festival Internacional de Violão 2014 – BH), mas será a primeira vez que ambos se unem com o capixaba Wanderson Lopez – o que se apresenta até como um desafio para os três. “Estudamos as possibilidades de encontro e a linguagem de cada um deles para criar a programação”, conta Ariny. E essa é a primeira noite, e consequentemente a estreia, do VEREDA, já que em novembro e em dezembro duas novas apresentações serão realizadas, ainda com atrações sendo estudadas e arquitetadas pelas curadoras, como destaca Ariny. “Queremos propor uma formação de duo mais inusitada, no sentido de sugerir que os artistas arrisquem juntos novas paisagens sonoras”.
E para além de um encontro de músicos, o VEREDA também tem planos de abarcar outras linguagens – o que já explica o fato de o festival ser fragmentado ao longo de três meses, ao invés de acontecer em três dias seguidos. “Nosso interesse é arquitetar residências artísticas e o diálogo com outras linguagens da arte para potencializar essas ligações/conexões. O que queremos com este formato é intercalar com outras ações, exemplo disso é a possibilidade de trazermos um grupo de estudos sobre um livro do escritor João Guimarães Rosa. Nessas fissuras conseguimos desenvolver um trabalho mais potente e dedicado. Fazer com que esse circuito floresça”, detalhou Ariny.
Ariny Bianchi acrescenta que há intenções de realizar o festival também em Belo Horizonte, o que já justifica o nome: VEREDA. Festival de Bolso, um evento capaz de ser levado para onde for possível.
Influenciado pelas músicas do Clube da Esquina; pelos trens e estradas que ligam Vitória a Minas; pelas partidas de Milton Nascimento e do Toninho Horta; além de obras como Grande sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, o VEREDA integra-se ao espaço cultural Cosette para realizar sua estreia. Os ingressos já estão sendo vendidos por R$ 15 e as apresentações começam a partir das 20h.
Serviço
A primeira edição do VEREDA. Festival de Bolso, com apresentações de Felipe Continentino, Frederico Heliodoro e Wanderson Lopez, será realizada na próxima quinta-feira (15), a partir das 20h, na Cosette, Venue Cultural – rua Madeira de Freitas, 244, Praia do Canto, Vitória. Os ingressos custam R$ 15.