O grande encontro que celebra a arte da capoeira já está pronto para receber centenas de capoeiristas da Europa, da América e, é claro, do Brasil. O VI Encontro Internacional e Jogos Abertos de A.C.A.P.O.E.I.R.A vai promover cursos, palestras, oficinas e campeonatos durante os dias 27 a 31 de agosto, em Itaúnas, distrito de Conceição da Barra, litoral norte do Estado. O encontro pretende reunir mais de mil pessoas entre profissionais e alunos pertencentes a cerca de 40 diferentes grupos, escolas e associações de capoeira.
Organizado pelo renomado Mestre Capixaba, o encontro internacional tem se tornado maior a cada ano e sempre trazendo inovações que valorizam a cultura e a arte afrobrasileira. Este ano o mestre convidou profissionais que atuam na Suíça, Grécia, Espanha, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, Colômbia e também capoeiristas de diversas partes do Brasil.
Todos os convidados possuem uma relação de amizade com o Mestre Capixaba que decidiu reunir os amigos para comemorar 40 anos de prática da capoeira. “A emoção de celebrar essa conquista eu só vou sentir na hora quando todos estiverem juntos e jogando capoeira”, declara Capixaba.
“Apesar de alguns desses capoeiristas estarem morando em outros países, todos tiveram uma relação próxima a mim e puderam acompanhar a minha trajetória. Será muito emocionante conseguir reuni-los e relembrar momentos e histórias que passamos juntos”, completa.
Além dos companheiros, o Mestre Capixaba espera que o encontro esteja repleto de crianças e alunos porque pretende promover um aulão para os iniciantes. Para o capoeirista, o mais importante do evento é essa troca de conhecimento durante as oficinas, palestras e bate-papos. “O intercambio entre profissionais de realidades diferentes é essencial para o fortalecimento da capoeira no campo esportivo, cultural e educacional”, diz.
O Mestre destaca a palestra de uma capoeirista carioca que trabalha com portadores de Síndrome de Down. Para Mestre Capixaba, esse momento será de muita aprendizagem porque há alguns de seus alunos que dão aulas na APAE e poderão aprender novas técnicas de trabalhar o esporte.
Capixaba também está ansioso para os jogos abertos, um dos grandes momentos do evento. O campeonato vai premiar as categorias infantil, não avançado e avançado. Algumas oficinas já estão confirmadas como de música, percussão, puxada de rede, samba e forró, “não podíamos deixar de fora o forró. Afinal, estamos em Itaúnas”, comenta.
A vila, como em todos os anos, recebe o evento com muita alegria e os moradores também entram em contato com os capoeiristas e aprendem juntos sobre a arte. “O encontro é uma forma de resgatar a capoeira e junto com o esporte a história de São Mateus, onde existiam muitos quilombos. A capoeira é parte fundamental dessa história porque foi um instrumento de resistência à escravidão. A capoeira é nosso patrimônio e nossa história, não podemos deixá-la morrer”, afirma.
Serviço
O IV Encontro Internacional e Jogos Abertos da A.C.A.P.O.E.I.R.A começa nesta quarta-feira (27) e segue até o domingo (31), em Itaúnas.