sexta-feira, novembro 15, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Vila Pavão tem encontro de culturas e raças no 20º Pomitafro

No próximo sábado, dia 07 de outubro, entre 8 e 9 horas da manhã, quem estiver no Centro de Vila Pavão vai encontrar atrações que prometem agitar a cidade.  Estamos falando das “Esquinas Culturais”, eventos que irão acontecer simultaneamente em vários pontos da cidade com  diversas  atividades culturais e recreativas,  como jogos de baralho, exposição de objetos antigos e encontro de tocadores de violão,  flauta e concertina.
 
O evento está inserido na programação da 20ª Pomitafro, por isso, não estranhe se você estiver andando pelas ruas da cidade e se deparar com pessoas do município interagindo com visitantes ao som de muita música e descontração.
 
Segundo os Irmãos Higor e Hugo Marcos Pena da Cruz, os coordenadores das “Esquinas Culturais”, no sábado pela manhã, está previsto um grande  movimento na cidade.  A iniciativa tem por objetivo criar um clima de alegria,  descontração e interação na cidade.
 
Serão cinco esquinas. Cada uma com atração própria:  jogo de cartas (rodoviária); tenda com música e exposição de objetos antigos (em frente à Farmácia Pomitafro); encontro de flautistas (imediações do Comercial Ramlow); encontro de tocadores de violão (próximo ao Cascabulho) e show de concertina com Sandimauro Ratund (em frente à Vipel).
 
Além das esquinas culturais, a festa, que retorna após seis anos de paralisação,vai contar com apresentação dos grupos de danças folclóricas locais (pomerano Fauhan; Pomerano Rikplatrz; italiano Piccolo Pavone, africano Zacimba, grupo Pomitafro), além dos grupos folclóricos de dança provenientes de vários municípios capixabas e de outros estados;
 
Arquivo itinerante
 
O “Arquivo Itinerante” do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) estará no município de Vila Pavão durante a 20ª Pomitafro, a maior festa étnica cultural do Estado.
 
O objetivo é fornecer o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Espírito Santo, permitindo aos descendentes conhecerem a origem dos seus antepassados. O atendimento será no dia domingo (8), a partir das 9 horas.
 
Projeto Imigrantes
 
O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Arquivo Público em 1995. O banco de dados, composto por mais de 50 mil nomes, refere-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano, Portugal e Polônia, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. A consulta pelo sobrenome está disponível também na Internet no endereço: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes
 
O “Arquivo Itinerante” – que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para atendimento ao público – percorre o interior do Estado a fim de viabilizar o acesso àqueles que não podem pesquisar diretamente no APEES ou na web. Os atendimentos ocorrem principalmente em eventos culturais organizados pelos descendentes de imigrantes nos municípios capixabas.
 
Serviço
 
20ª Pomitafro

Data: dias 6, 7, e 8 de outubro

Parque (entorno da UBS),  no bairro Nova Munique

Vila Pavão

Mais Lidas