sexta-feira, novembro 15, 2024
25.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Vila Velha titula congo como Patrimônio Cultural Imaterial e planeja ação de valorização

Após um dezembro de sinalização sobre a possibilidade de tornar o Congo um Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Vila Velha, a Prefeitura confirmou na última terça-feira (24) a declaração. Com isso, o congo passa de fato a ser patrimônio e, claro, responsabilidade também do município em valorizar, fomentar e promover a manifestação cultural, mantendo-a firme e forte para as próximas gerações.

O projeto de lei, sob autoria do vereador Andinho Almeida (PV), foi sancionado pelo prefeito Max Filho e publicado no Diário Oficial com o título de Lei 5.820. Agora, os membros do Conselho Municipal de Cultura devem se reunir para inserir o congo no Livro de Registro de Celebrações e Folguedos.

Após puxar essa responsabilidade necessária para si, a prefeitura já começa a destacar os eventos da Barra do Jucu sinalizando formas de valorização do polo cultural. Vale lembrar que a Barra do Jucu é um dos espaços de Vila Velha que mais concentram manifestações do congo e que, há algum tempo tem se movimentado de forma independente para gerar visibilidade para artistas, produtores culturais e para as manifestações de congo.

De acordo com levantamento da prefeitura, Vila Velha possui hoje aproximadamente 68 bandas de congo. E a primeira tentativa de valorização do congo já foi anunciada. O município planeja adicionar na famosa Festa da Penha (foto ao lado), que tem realização anual no período próximo ao Domingo de Páscoa, a 1º Fincada de Mastro de Nossa Senhora da Penha. A proposta é fazer uma homenagem à padroeira do Estado, Nossa Senhora da Penha, em meio à festa que atrai devotos, turistas e se configura como umas das mais importantes da Grande Vitória.

Numa reunião realizada no último sábado (21), entre prefeitura, representantes da Festa da Penha e de bandas de congo de Vila Velha e de diversos outros municípios, foi discutida a organização da 1º Fincada de Mastro de Nossa Senhora da Penha. Contudo, datas e logística ainda serão definidas, o que já pode ser adiantado é que a ação contará com a cortada do mastro, momento de carregá-lo por certo trajeto, fincada e fixação, que até então será ao lado das palmeiras no alto do morro do Convento da Penha.

Mais Lidas