Com o objetivo de apresentar aos capixabas o Edital Eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) 2015, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da representação regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo, vai promover um encontro na próxima quarta-feira (9), a partir das 9h, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. O evento faz parte de mobilização organizada pelo MinC para atrair os mais diversos segmentos culturais para o pleito.
A ação tem como meta esclarecer eventuais dúvidas dos interessados sobre o processo eleitoral de 2015 e divulgar as etapas e procedimentos do referido processo de eleição. No encontro, os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18).
O processo eleitoral atende ao objetivo do MinC de ampliar os canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social e retoma o processo de renovação dos Colegiados Setoriais e representantes da sociedade civil das áreas técnico-artísticas e do Patrimônio Cultural no Conselho Nacional de Política Cultural para o período de 2015 a 2017, por meio dos Fóruns Nacionais Setoriais, que serão realizados de maneira descentralizada e presencial.
Rede Cultura Viva ES
No sábado (12), a Secult vai promover um encontro da Rede Cultura Viva ES, no auditório do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Centro de Vitória. Na pauta estão temas como a implementação da Política Nacional de Cultura Viva e a Teia Nacional da Diversidade 2016 – 6º Encontro Nacional dos Pontos de Cultura.
A Rede Cultura Viva ES é composta por 20 Pontos conveniados com a Secult; três Pontões de Cultura e cinco Pontos de Cultura conveniados com o Ministério da Cultura; cinco Pontos de Cultura conveniados com a Prefeitura Municipal de Vitória; 17 Pontos de Leitura; cinco Pontinhos de Cultura e um Ponto de Memória.
“A Política Nacional de Cultura Viva representa uma nova fase das políticas públicas culturais, pois é a partir dela que o Estado Brasileiro reconhece o protagonista da sociedade na criação e produção cultural e artística. A cultura é viva. E, sendo viva, ela é obra das pessoas, do povo. É o povo quem protagoniza, quem faz cultura”, declara Herialdo Plotegher, coordenador da Rede Estadual de Pontos de Cultura.
Representantes da Secretaria de Cultura do Município de Vitória, da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC e Representação Regional do Rio de Janeiro/Espírito Santo do Ministério da Cultura vão participar do encontro.
Também serão debatidos no evento a ampliação e o fortalecimento da Rede Cultura Viva ES, o III Fórum Estadual dos Pontos de Cultura ES, entre outros pontos.
Serviço
– O encontro que visa apresentar o Edital Eleitoral do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) 2015 será realizado na próxima quarta-feira (9), a partir das 9h, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) – rua Francisco Fundão, 155, Bairro República, Vitória. A participação é livre.
– O encontro da Rede Cultura Viva ES será realizado no sábado (12), das 9h às 17h30, no auditório do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória. A participação é livre.