sexta-feira, novembro 15, 2024
23.9 C
Vitória
sexta-feira, novembro 15, 2024
sexta-feira, novembro 15, 2024

Leia Também:

Vitória recebe exposição de arte naif destinada às crianças

 A Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória, abre as comemorações dos 40 anos com uma nova abordagem em seu acervo. Pela primeira vez no Estado, o espaço faz uma curadoria pensada na primeira infância, que pretende levar as crianças e seus familiares para o museu como uma forma de mostrar que a arte deve fazer parte de seu cotidiano e de seu imaginário. Esse é o intuito da exposição Acervo de afetos, que começa no dia 17 de janeiro. A entrada é franca.

De acordo com Coordenadora de Artes Visuais da Galeria Homero Massena, kyria, a nova exposição trás um novo olhar para seu acervo e enfatiza o aprendizado através da experiência, empregando a arte como uma ferramenta para estimular a imaginação das crianças por meio de ações educativas. “Pensar em uma exposição cujo público seja a criança é voltar para nós mesmos, para um tempo passado que constitui quem somos hoje. Permitir o acesso à arte é uma ação colaborativa na construção de uma educação que inspira habilidades criativas e analíticas para a aprendizagem ao longo da vida”, destacou.

A exposição Acervo de Afetos vai buscar na arte naif as representações mais ingênuas para compor seu repertório e construir um primeiro diálogo com a criança através dos desenhos, cores e formas. A arte naif como mote da exposição foi uma escolha estratégica, uma vez que as obras dos artistas, chamados de primitivistas, ingênuos ou instintivos, se identificam instantaneamente, ou intuitivamente, com a infância. Entre os traços e cores de Ângela Gomes, Elpídio Malaquias da Silva Rômulo Cardozo, Luiz Natal e Nice, o espectador é convidado a imergir em um mundo encantado.

Serviço

A exposição Acervo dos Afetos tem abertura no dia 17 de janeiro, na Galeria Homero Massena – rua Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória. A entrada é livre. 

Mais Lidas