A partir do dia 25, até o dia 30, Vitória recebe o Festival de Cinema Europeu, no Cine Metrópolis, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Serão seis dias de exibição de 12 filmes de diversos países da Europa, todos com sessão gratuita ao público e exibidos de dois em dois por dia, até o final do evento.
Mas, em meio à empolgação do público capixaba, é válido lembrar que Vitória ficou de fora neste ano do circuito do Festival Varilux de Cinema Francês – realizado entre os dias 11 e 17 deste mês em diversos estados do Brasil – que costumeiramente era sediado pelo Cine Jardins, em Jardim da Penha e, no ano passado, acabou sendo sediado por um shopping em Vila Velha – adesão que não obteve muita movimentação de público e também foi visto por muitos espectadores como desorganizado.
“A mostra de cinema francês aderiu a um novo formato digital diretamente entre distribuidoras de filmes e exibidores. Desta forma, como o Cine Jardins, até o ano passado, aguardava a aquisição de novos equipamentos, acabamos não nos enquadrando no novo perfil do Festival. Atualmente estamos em fase de recebimento desses equipamentos e, novamente, não entramos no circuito. Mas não foi por falta de vontade, gostamos muito de receber o festival no nosso espaço por movimentar bastante o cinema. Com ele, inclusive, já estivemos entre as 15 cidades que obtiveram 85% de ocupação das salas de cinema por sessão. É uma mostra muito forte e prazerosa de sediar em Vitória” explicou Talmon Júnior, programador do Cine Jardins.
Talmon ainda lembrou que o cinema francês segue uma produção muito intensa e, nos últimos anos, esses filmes têm sido muito bem recebidos pelo Brasil, e por Vitória também. Sendo assim, apesar de o Cine Jardins não ter entrado no circuito do Festival Varilux, os filmes franceses marcam forte presença na programação do cinema. “É uma prática rotineira ter filmes franceses na programação e as obras da mostra francesa entrarão no Jardins de forma independente, mas entrarão”, completou Talmon.
Já sobre o Festival de Cinema Europeu, do Cine Metrópolis, o evento apresentará filmes de países como Irlanda, Suécia, Hungria, Portugal, Dinamarca e, inclusive, França, entre outros. Serão 12 obras, com apresentação de duas por dia nos horários de 16h e 20h sempre, todos gratuitos ao público.
Entre os filmes inclusos na mostra, estão obras como Diamantes Negros, da Espanha, drama que apresenta a vida de Amadou e Moussa, adolescentes de 15 anos que saíram da África para a Europa com a promessa de que seriam famosos jogadores de futebol. Vistos como espécies de objetos rentáveis no esporte, eles deixam de ser crianças para viverem longe de suas famílias, como lucro para olheiros.
Um dos destaques da mostra é o filme irlandês His & Hers (trailer acima e foto de capa), de Ken Wardrop, que reúne 70 mulheres de todas as idades falando diretamente para a câmera –, começando das mais novas para as mais velhas. Elas relatam os sentimentos que nutrem pelos seus companheiros, namorados, maridos e filhos, criando uma história de amor que remonta quase um século e ressoa ao longo dos anos.
Todos os filmes, assim como suas sinopses, foram disponibilizadas na página oficial do evento nas redes sociais. Por lá o público pode verificar também a classificação indicativa e os dias exatos de exibição de cada um deles.
Serviço
O Festival de Cinema Europeu será realizado entre os dias 25 e 30 deste mês, no Cine Metrópolis – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória. A entrada é livre e as sessões serão feitas sempre às 16h e 20h.