A escadaria Jayme Figueira, em Vitória, que fica na Fonte Grande, recebe mais uma edição do Sarau Empretecendo nesta terça-feira (11), a partir das 18h, com programação aberta ao público e diversas atividades que envolvem literatura, música e dança. De forma política, a literatura se faz presente no evento por meio de batalhas de poesia, com direito a premiação, microfone aberto para quem quiser recitar textos ou cantar e, discotecagem do DJ Eric Jack, além de rimas dos convidados Noventa, Izaque Hortencio, Cesar Lemos, Da Rua e MC Ronaldinho.
Com atividade intensa ao longo do ano, o Sarau tem a proposta de trabalhar com jovens de periferia a poesia marginal e suas vertentes, chegando até o rap. Nos encontros, além das oficinas ministradas pelo Núcleo Afro Odomodê – que organiza o Sarau –, o objetivo é mostrar como a poesia marginal pode ser uma via de comunicação para jovens expor suas lutas e demandas presentes no cotidiano – além de fomentar a formação de novos escritores.
O sarau costuma ainda lançar livros de autores locais ligados à poesia marginal e, como o próprio nome do evento já destaca, ele realiza uma sensibilização maior acerca da questão de raça, trabalhando no combate ao racismo e na valorização da cultura afrodescendente. As atividades do evento seguem até as 22h.
E para quem quiser emendar um evento no outro, a edição Sistah da festa Bekoo Das Pretas começa a partir das 21h também na terça-feira (11), no espaço da escola Pega no Samba, que fica no bairro Consolação. Por lá a entrada custa R$ 5,00 e a classificação é de 16 anos.
A Bekoo Das Pretas é uma festa que destaca os gêneros musicais com influências das raízes afrodescendentes, como o rap, o trap, o ragga e com um destaque especial para o funk dos anos 1990. Nesta edição os escolhidos para apresentarem playlists são os projetos Sistah Ilu, Los Noronha, Loung Das Pretas, Koo Batle e os convidados Jone BL e Jesus Dread. A festa segue até ás 3h30.
Serviço
– O Sarau Empretecendo, edição Odomodê, será realizado na terça-feira (11), a partir das 18h, na sede do Núcleo Afro Odomodê – escadaria Jayme Figueira, 13, Fonte Grande, Vitória. A entrada é livre.
-A festa Bekoo Das Pretas, edição especial Sistah, tem realização também na terça (11), a partir das 21h, no espaço da escola Pega no Samba – rua Dr. Américo de Oliveira, 455, Bairro Consolação, Vitória. A entrada custa R$5,00.