sábado, dezembro 21, 2024
27.7 C
Vitória
sábado, dezembro 21, 2024
sábado, dezembro 21, 2024

Leia Também:

Websérie do Espírito Santo aborda doenças raras em três episódios

Mais: lançamento de livro na Barra do Jucu, e cineclube no Território do Bem

Está disponível no YouTube o primeiro episódio da websérie Raros, de Thais Helena Leite. A estreia foi nessa sexta-feira (22). Raros, que aborda a questão das doenças raras, conta com três episódios, lançados semanalmente, às sextas-feiras. A websérie traz temas como os entraves para o tratamento multidisciplinar, a dedicação de alguns profissionais de saúde e a dificuldade de diagnóstico, que dura em média oito anos. 

Diully Freitas

Thais Helena, que tem uma doença rara, a Síndrome de God, faz seu tratamento na Santa Casa de Vitória. De acordo com ela, a ideia da websérie surgiu em suas idas e vindas ao hospital, pois os profissionais que a atendem sempre alertaram para a necessidade de se abordar o assunto. “Precisamos falar de forma simples para a sociedade que essas doenças existem”, ressalta.

Primeiro episódio

Diully Freitas

Cada episódio tem uma personagem guia, portadora de uma doença rara. No primeiro é a própria Thais, que desenvolveu a doença após ter que retirar o timo, responsável pelo sistema imunológico, fazendo com que não tenha defesa para problemas respiratórios. A síndrome de God, informa, foi descoberta pela médica e cientista capixaba Faradiba Sarquis. Na Santa Casa, 21 adultos são atendidos e, no Hospital infantil, 42 crianças.

Segundo e terceiro episódios

Diully Freitas

O segundo episódio traz a história de Dizely, que tem Angioedema Hereditário, doença que pode causar a morte repentina por edema de laringe e que já vitimou fatalmente cinco pessoas de sua família. De acordo com Thais Helena, faz inchar a boca e a laringe, sendo comumente confundida com alergia. No terceiro episódio, a personagem principal é Alice, de 11 anos, que ainda não tem diagnóstico fechado.

Sagrada Ancestralidade

O Museu Vivo da Barra do Jucu lança, neste domingo (24), a versão impressa do livro Sagrada Ancestralidade – Mapeamento das Unidades Territoriais de Matriz Africana sediadas em Vila Velha- ES. O evento de lançamento acontece a partir das 15h, no República da Barra Bistrot, na Barra do Jucu, com a participação de lideranças religiosas de matriz africana de todas as cinco regiões de Vila Velha.

Sagrada Ancestralidade II

O coordenador do Projeto Sagrada Ancestralidade, Sebastião da Silva Rodrigues, o Sebaba, informa que foram entrevistados 78 representantes de casas de matriz africana em todas as regiões do município. As entrevistas se transformaram em gráficos e mapas que traçam o perfil da situação social, econômica, localização e diversas outras informações sobre as casas, seus representantes e frequentadores no município.

Sagrada Ancestralidade III

O livro traz, ainda, registros fotográficos e dados sobre a história dos povos negros no Brasil e no Espírito Santo, destaca leis e políticas públicas para o povo negro, e características das práticas e celebrações da Umbanda e do Candomblé. “É um estudo que levou dois anos para ser concluído e desejamos que se transforme num instrumento de fortalecimento da luta do povo negro contra o preconceito e a intolerância religiosa”, afirma Sebaba.

Atrações culturais

A programação preparada pelo Museu Vivo da Barra do Jucu para o lançamento do livro e encerramento do projeto, conta com apresentação de congo com o Grupo Madalenas do Jucu; capoeira do Quilombo de Queimado, com o Mestre Bininha; dança com Tribal Icsander; tambores de todos os terreiros de Vila Velha; e a exposição da artista plástica Kotha Moreno.

Cine Beco

Nos dias 27 e 30 de novembro, o Coletivo Beco e o Instituto Conexão Perifa realiza sessões do Cine Beco, em São Benedito, no Território do Bem. A do dia 27 será voltada para o público infantil, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Roberto Vieira Gomes. A outra, para o público adolescente e jovem, na sede do Banco Bem. A sessão infantil começa às 13h. Uma das obras audiovisuais a serem exibidas é o curta-metragem Cores e Botas, com direção de Juliana Valente. A outra, para as crianças, será O Mundo de Karma, animação criada pelo rapper Ludacris.

Cine Beco II

Divulgação

Na sessão do dia 30 de novembro, voltada para o público adolescente e jovem, será exibido o longa metragem Ó Pai Ó 2, lançado em 2023, após 15 anos do sucesso do filme Ó Pai Ó. Assim como o filme lançado em 2008, Ó Pai Ó 2 tem como personagem principal o cantor Roque, interpretado por Lázaro Ramos, e se passa no Pelourinho, em Salvador, capital da Bahia. O longa-metragem traz temas como racismo, apropriação cultural, protagonismo da mulher e da juventude negra, diversidade sexual, extermínio da juventude negra e periférica, violência policial e solidariedade.

Até a próxima coluna!

Email: [email protected]

Mais Lidas