A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Estado se reuniu na manhã desta segunda-feira (3) com representantes das categorias policiais e dos inspetores penitenciários para debater as demandas das forças policiais.
Uma das deliberações do encontro foi a convocação dos diretores do Presídio de Segurança Máxima (PSMA) de Viana e das unidades prisionais de Colatina, no noroeste do Estado, para prestar esclarecimentos acerca de denúncias feitas ao colegiado. A reunião foi marcada para o dia 17 de novembro.
As denúncias recebidas pela comissão dão conta que estaria ocorrendo tortura e maus tratos na unidade de Viana. Segundo a denúncia, o diretor do PSMA estaria torturando os presos. Na unidade de Colatina, as denúncias se referem à gestão administrativa.
Eleições
Além da denúncia nas unidades prisionais, o comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Edmilson dos Santos, também foi convocado para prestar esclarecimentos na Comissão de Segurança sobre o regimento interno da corporação, a punição de policiais e a denúncia de que teria participado fardado, da propaganda eleitoral de um candidato a senador. A aparição infringiria os artigos 40 e 41 da Lei Federal 9.504/97, que proíbe a participação de agentes públicos em campanhas eleitorais durante o exercício da função.