Nessa quinta-feira (09) foi publicada do Diário Oficial a portaria que cria o Núcleo de Educação em Direitos da Defensoria Pública do Espírito Santo (Nudedi). A publicação foi motivo de comemoração entre os militantes dos direitos humanos capixabas, que utilizaram as redes sociais para manifestar apoio à iniciativa.
Segundo o órgão, o Nudedi foi criado com o objetivo de promover a cidadania e os direitos humanos. O núcleo pretende realizar ações de educação entre servidores e defensores públicos para atuarem na defesa do tema e “formar sujeitos de direito, favorecer o processo de empoderamento de grupos vulneráveis, auxiliar na promoção de consciência de cidadania, por meio de capacitação, de produção e de disseminação de conhecimento técnico em temas afetos à dinâmica institucional, aos direitos humanos e ao acesso à justiça, visando aprimorar a capacidade de atuação e inserção social”.
Na publicação a Defensoria ainda destaca seu papel de promotora da dignidade da pessoa humana e a redução das desigualdades sociais e a necessidade do órgão de estabelecer uma atuação especifica para a educação de direitos como justificativas para a criação do núcleo.
O Nudedi será formado por defensores públicos que vão ser designados pela Defensoria Pública do Estado.