A despatologização da identidade trans é uma das normas que integram a nova resolução do Conselho Federal de Psicologia, a ser publicada em algumas semanas, e é tema central do Seminário Regional de Psicologia: Saúde e Visibilidade Trans, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16), na próxima quarta-feira (31) no campus de Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória.
O evento objetiva promover orientações éticas e técnicas para os profissionais da psicologia e público em geral que se interesse pelo tema, em especial trabalhadores e usuários dos serviços de saúde em que há atuação de psicólogos e atendimento em saúde referente às demandas da população trans.
O seminário acontece na semana em que é celebrado o Dia Nacional da Visibilidade Trans (29 de janeiro) e, durante a sua realização, os participantes também terão acesso a um panorama histórico e da conjuntura nas políticas públicas de saúde que garantiem o atendimento integral a este público.
Com a despatologização, a identidade trans deixará de ser considerada doença, assim como já ocorre com a orientação sexual, passando a pautar, oficialmente, o atendimento dos profissionais de Psicologia a essa parcela da população.
A nova resolução determina que profissionais da Psicologia, em sua prática profissional, devem atuar de forma a contribuir para a eliminação da transfobia –compreendida como todas as formas de preconceito, individual e institucional, contra as pessoas travestis e transexuais.
Orienta, ainda, que profissionais não favoreçam qualquer ação de preconceito e nem se omitam frente à discriminação de pessoas transexuais e travestis. No exercício profissional, psicólogas e psicólogos são orientados a atuar de modo que as travestilidades e transexualidades não sejam consideradas patologias, estando proibida a realização de tratamento que vise reverter a identidade da pessoa.
A decisão de publicar uma resolução foi tomada por delegadas e delegados da categoria reunidos em Brasília durante a Assembleia das Políticas, da Administração e das Finanças (Apaf). Realizada pelo menos duas vezes ao ano, a Assembleia do Sistema Conselhos é composta por conselheiros federais e regionais de Psicologia.
Programação:
14h – Palestra de Abertura com a Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-16: Referências para a atuação profissional em Psicologia no atendimento à população trans
15h – Mesa Redonda Saúde e Visibilidade Trans. Mediadora: Maria Carolina F. B. Roseiro (psicóloga e conselheira vice-presidenta do CRP-16). Debatedores: Marco José de Oliveira Duarte (professor doutor da Universidade Federal de Juiz de Fora na área de gênero, sexualidade, saúde e direitos humanos); Dalcira Ferrão (psicóloga e conselheira presidenta do CRP-04, de Minas Gerais); Natália Becher (mulher trans ativista); e Júlia Santigliani Pires (graduada em Psicologia pela UVV, mulher trans ativista e coordenadora do Empoderades)
18h – Encerramento
Serviço:
Seminário Regional de Psicologia: Saúde e Visibilidade Trans
Data: 31 de janeiro (quarta-feira), de 14h às 18h
Local: Auditório Rosa Maria de Paranhos (conhecido como Elefante Branco, próximo à agência da Caixa), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus de Maruípe da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória
Inscrições pelo e-mail [email protected]