Começa nesta sexta-feira (1) e vai até domingo (3), em Vitória, o 43º Encontro Descentralizado da Região Sudeste dos Assistentes Sociais. Delegados do Estado, de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro debaterão no hotel Bristol Century Plaza, entre outras questões, o posicionamento contrário à criminalização do uso de drogas, ao recolhimento compulsório de usuários e à redução da maioridade penal; legalização do aborto; problemas na formação, como as faculdades à distância; luta antimanicomial; proposição de legislações estaduais e municipais de combate à homofobia; Comissão da Verdade; casamento gay; e o legado social da Copa do Mundo.
O produto final desse debate, o qual participa o presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Maurílio Castro de Matos, será encaminhado ao Encontro Nacional do Conjunto que reúne o CFESS e os conselhos regionais, entre eles o do Espírito Santo (CRESS-17) de onde sairão os direcionamentos para a atuação dos profissionais em todo o Brasil. Além do presidente, a vice-presidente, Esther Luíza de Souza Lemos, também estará em Vitória.
Uso de drogas
Os profissionais da Assistência Social reunidos em Vitória vão debater formas de como defender a descriminalização do uso de drogas e promover o debate sobre a legalização das drogas e das medidas reguladoras sobre o plantio, cultivo, produção, comercialização e consumo, dando ênfase à Política de Redução de Danos.
Durante o evento os profissionais reafirmarão posicionamento contrário à internação e ao acolhimento involuntário e compulsório e a todos os Projetos de Lei em tramitação em Brasília que reforçam e ampliam medidas proibicionistas, medicalizantes e punitivas de usuários de drogas. Esse posicionamento se deve ao entendimento de que estas medidas violam direitos e promovem a privação de liberdade.