Etapas preparatórias serão realizadas em Vila Velha, neste sábado, e Vitória, Cariacica e Serra
Está programado para setembro deste ano, o 2º Encontro di Favela do Espírito Santo, para discutir políticas públicas voltadas para as comunidades periféricas. O evento terá como pontapé inicial o Bonde di Favelas, com atividades culturais que acontecerão na ocupação Vila Esperança, em Jabaeté, Vila Velha, neste sábado (21), e, posteriormente, em Cariacica, Vitória e Serra.
As ações são preparatórias para o encontro de setembro e envolvem, também, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) da Serra e a Usina de Valores.
A ocupação em Jabaeté foi escolhida por ser “um espaço quilombola urbano”, uma vez que são pessoas em situação precária, mas que resistem em sua mobilização, como afirma o integrante do CDDH da Serra, Rafael Nascimento Miranda. Farão parte da programação, que será das 8h30 às 16h, atrações culturais como oficinas e apresentações musicais.
O 1º Encontro di Favela do Espírito Santo aconteceu em 2018, no bairro Jaburu, em Vitória. Nele foi formada a Rede Periférica Organizada, mais conhecida como Bonde di Favelas, um dos organizadores do próximo encontro e das etapas de preparação dos municípios. A Rede é integrada por moradores de comunidades populares da Grande Vitória, com o objetivo de articulação em prol de políticas públicas e para ações de solidariedade.