Neste sábado, na Praça do bairro São Diogo, na Serra, será realizado o 1º Amistoso Capixaba de Futebol Callejero. Apesar do nome, o evento não será apenas uma partida de futebol de rua, mas é destinado a promover a cidadania da população em situação de rua e a integração com a população domiciliada. Das 8 às 17 horas serão oferecidos serviços nas áreas de saúde, assistência social e assistência jurídica, além de atividades culturais.
De acordo com coordenador Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) no Estado, Bruno Donato, o evento é uma parceria entre a entidade, a Universidade Federal do Estado (Ufes) e Ministério dos Esportes. Ele ressalta que este é apenas o primeiro evento, já havendo um novo agendado para Vitória no dia 8 de outubro.
Bruno acrescenta que o bairro foi escolhido por já ter um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e busca integrar a população. A partida de futebol, ele lembra, é mista entre população de rua e domiciliada.
A atividade visa dar visibilidade e protagonismo à população em situação de rua e promover a quebra de preconceito com esta população.