Sábado, 27 Abril 2024

Gold lança Centro Psicossocial LGBTI+ nesta segunda-feira

Dborah-Sabara Lissa de Paula/Ales

Grupo Orgulho Liberdade e Dignidade (Gold) lançará, nesta segunda-feira (5), o Centro Psicossocial LGBTI+, na sede da entidade, na rua Presidente Florentino Avidos, no Centro de Vitória. O projeto contará com psicólogo, assistente social e educador popular. Por meio da iniciativa, pessoas da comunidade LGBTI+ poderão fazer acompanhamento psicológico gratuito, ter atendimento social, além de participar de projetos culturais.

A coordenadora de projetos da Gold, Deborah Sabará, informa que a prioridade é para as pessoas em situação de vulnerabilidade social, como as que estão desempregadas. Após solicitar o atendimento psicológico, por meio de inscrições que serão abertas nas redes sociais da Gold, a pessoa irá passar por um assistente social, que irá averiguar as demais necessidades do inscrito.

Deborah aponta que, dependendo da situação, a pessoa pode ser encaminhada para o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) ou outras organizações, para atender demandas como recebimento de cesta básica, aluguel social e outras necessidades que possam aparecer.

O educador social terá como tarefa no Centro Psicossocial LGBTI+ promover atividades culturais e educativas, como cineclubes e palestras, para os acompanhantes das pessoas que forem até o espaço ter os atendimentos psicológico e social, e também para a comunidade LGBTI+ em geral.

As famílias dos atendidos também são um público-alvo, já que, conforme afirma Deborah, há parentes que não somente acompanham a pessoa, mas buscam a Gold para compreender melhor a realidade da pessoa que faz parte da comunidade, o que contribui para o acolhimento.

O Centro Psicossocial LGBTI+ inicialmente funcionará por um ano, com possibilidade de prorrogação por mais um. A ideia é, futuramente, ampliar o número de profissionais, contratando algum profissional da área do Direito.

Veja mais notícias sobre Direitos.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.seculodiario.com.br/